Saturday, 7/12/2024 | 8:43 UTC-3
Falando de Gestão

Trazendo à Memória: A História da Padaria Ideal e da Fábrica Nebran em Fortaleza

Escrito por Pedro Paulo Morales

Fortaleza sempre foi destaque no setor de panificação. Desde o início do século passado as padarias de Fortaleza são famosas por receita de pães e biscoitos. As padarias em grande maioria eram de propriedade de portugueses e italianos.

Em 1926 foi fundada em Fortaleza foi fundada a Padaria Ideal na Rua Barão do Rio Branco. Em 1941 a Padaria Ideal foi vendida para os irmãos João Jaime Brandão e Jorge Neto Brandão que começaram a modernizar a Padaria.

No ano de 1946 os irmãos decidem transferir a padaria para a Rua Guilherme Rocha 846 esquina com a Av. Imperador ao lado da Praça da Lagoinha. A Matriz da Guilherme Rocha era uma loja ampla e bem-organizada onde as pessoas muitas vezes tomavam café, lanchavam e compravam o pão da tarde para levar para a casa. Essa loja fechou no ano de 2017 e foi uma das pioneiras da cidade.

A Padaria Ideal cresceu e teve diversas filiais em Fortaleza. As filiais da Av. Rui Barbosa com a Av. Heráclito Graça ainda está aberta e é um ponto muito bem frequentado. Outra filial da Padaria Ideal fica na Av. Abolição também com uma loja muito bem montada onde oferece além de seus produtos serviços de café da manhã. Além destas há registro de uma filial na Rua Padre Anchieta. A Padaria Ideal em 2011 completou 80 anos o que faz dela uma das mais tradicionais padarias de Fortaleza e do Estado do Ceará.

A Padaria Ideal foi também o embrião de um grande empreendimento dos irmãos João Jaime e Jorge Neto, a Neto Brandão & Cia — Fábrica Nebran, curiosamente seu nome foi formado a partir de Neto Brandão. A empresa foi criada em 1952 para fabricação de macarrão e biscoitos e foi por muito tempo concorrente da Fábrica Fortaleza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Nebran ficava localizada na Rua Senador Pompeu 2733, uma região que já era habitada e é muito comum encontrar pessoas que moram no Bairro Benfica que ainda se lembram ou trabalharam na fábrica. Segundo os moradores, o cheiro dos biscoitos podia ser sentido de longe. A população da região também tinha opção de comprar na loja de fábrica, que funcionava ao lado que vendiam também bolachas e macarrão quebrados por um preço menor.

O portfólio de produtos seguia as de outras fábricas de biscoito, no seu catálogo havia o Macarrão Nebran, biscoito cream cracker, rosquinha de coco e o biscoito Cremone cujo texto da propaganda dizia “Outra vez com meu Cremone… “.

Na distribuição de seus produtos a Fábrica Nebran utilizava as famosas Kombis para visitar os comerciantes de Fortaleza e Região Metropolitana e para o interior usava caminhões Mercedes Benz.

Conforme relatos de pessoas que conheceram a Fábrica Nebran ela foi vendida nos anos 80 para o Grupo M. Dias Branco e foi desativada. Seu prédio foi vendido ao Colégio Faria Brito.

A Fábrica Nebran foi um empreendimento grandioso que colaborou com o desenvolvimento do Estado do Ceará fornecendo empregos para muitas pessoas.

Bibliografia

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *