Falando de Gestão

Muito mais que dados: como o People Analytics ajuda as empresas a manter seus melhores talentos

Para se destacar no mercado e tomar decisões mais certeiras, empresas utilizam dados como parte da estratégia de RH

 

Recrutar e reter talentos é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas. No entanto, o uso aplicado de dados sobre os colaboradores, ou people analytics, permite que as companhias mudem suas estratégias e tomem decisões mais acertadas para encontrar e manter seus talentos engajados.

Em uma pesquisa global realizada pelo LinkedIn, foi identificado que o setor de Recursos Humanos está, cada dia mais, tomando decisões baseadas em números: somente nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 242% de profissionais da área com habilidade de análise de dados.

“Embora o lado da experiência e das percepções não deva ser deixado de lado, os dados auxiliam nas tomadas de decisão e guiam os profissionais na formação de estratégias. Além disso, podem auxiliar nas contratações, ajudando a avaliar quais talentos se encaixam melhor nas oportunidades e quem dá match com a empresa e a equipe”, explica Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do ManpowerGroup Brasil, empresa líder global em soluções de força de trabalho.

As estratégias baseadas em inteligência de dados podem fornecer informações precisas e valiosas sobre engajamento, produtividade e satisfação das pessoas contratadas, temas que parecem pouco exatos ainda hoje. Além disso, auxiliam as lideranças sobre como seu perfil tem afetado positiva ou negativamente os colaboradores, além de possíveis pontos de melhoria para o presente e o futuro.

Quando se trata de retenção, as organizações podem usar dados para identificar os fatores que levam, por exemplo, à rotatividade de funcionários, e tomar medidas para abordar essas questões. O people analytics pode apontar, ainda, em quanto tempo um funcionário irá pedir demissão, de modo que as empresas conseguem se antecipar e corrigir possíveis problemas.

Atualmente, existem empresas focadas em desenvolvimento e retenção por meio de dados, como a Talent Solutions, que faz parte do ManpowerGroup, e é especializada em cruzar dados do mercado externo com os dados organizacionais. Esse tipo de serviço vem ganhando força e, segundo pesquisa da Viser, as organizações que investem fortemente na análise de suas pessoas podem superar as margens de lucro de empresas emergentes em até 56%.

“Muito mais do que ter os dados em mãos, é importante saber interpretá-los, por isso, a principal etapa da avaliação de dados é a integração de informações. Dessa forma, as lideranças conseguem tomar decisões mais inteligentes e eficazes para garantir que sua equipe seja ouvida e engajada”, conclui Wilma.

Sobre ManpowerGroup O ManpowerGroup® (NYSE: MAN), empresa líder global em soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho em rápida mudança, fornecendo, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para centenas de milhares de organizações todos os anos, fornecendo-lhes talentos qualificados enquanto encontramos empregos significativos e sustentáveis para milhões de pessoas em uma ampla gama de setores e habilidades. Nossa família de marcas especializadas — Manpower, Experis e Talent Solutions — cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em mais de 75 países e territórios e faz isso há mais de 70 anos. Somos reconhecidos de forma consistente por nossa diversidade – como o melhor lugar para trabalhar para mulheres, inclusão, igualdade e deficiência e, em 2022, o ManpowerGroup foi nomeado um dos melhores do mundo.
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *