Thursday, 25/7/2024 | 2:58 UTC-3
Falando de Gestão

Dia do Administrador: Especialista traz 4 dicas para ter um perfil administrativo

Mapa do Ensino Superior do Brasil revela que mais de 319 mil estudantes estão matriculados no curso de administração
No dia 09 de setembro comemora-se o Dia do Administrador. Essa data celebra a profissão que surgiu na década de 1940 no Brasil, por conta das companhias de navegação americanas, que tinham em sua liderança profissionais especializados em Administração de Empresas. Atualmente, segundo o Conselho Federal de Administração (CFA), já existem mais de 4 milhões de profissionais formados na área.

Um profissional de administração é o responsável por tomadas de decisões estratégicas, gerenciamento de atividades e gestão das conquistas da empresa. Uma boa carreira nesse mercado dá ao especialista diferentes oportunidades de trabalho, pois essa área de atuação possui um leque de áreas para exercer a profissão. Um administrador pode atuar em consultorias, setor de RH, gestão financeira, logística e planejamento estratégico.

“Trabalhar com administração significa trabalhar com liderança e estar aberto a novos aprendizados. Tomar a frente de algumas situações é uma das coisas que completam um bom administrador, assim como prezar pela organização. O mercado de trabalho está repleto de oportunidades nesse meio, apesar de uma atualização constante. Dessa forma, também é importante reconhecer seus pontos positivos e que se adéquam a profissão, e então abraçar essas oportunidades.” Afirma Lissandro Falkowiski, Gerente de Educação do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

Uma forma de descobrir suas habilidades e pontos positivos para o mercado de trabalho é realizar um teste vocacional. Essa ferramenta é utilizada para avaliar o perfil de cada pessoa e direcioná-la para a carreira mais adequada. No dia 31/08 o Cebrac lançou o seu próprio teste vocacional, voltado aos estudantes. Ao utilizá-lo, muitos jovens podem entender mais sobre suas aptidões e encontrarem um caminho profissional, como o da administração.

Se tornar um administrador é o desejo de muitos jovens devido às oportunidades vantajosas dentro dessa área. De acordo com o Mapa de Ensino Superior do Brasil, o curso de Administração está entre os 4 mais procurados no país, com mais de 319 mil estudantes matriculados. Dessa forma, a profissão cresce à medida que novas portas são abertas no mercado. Pensando nos alunos que desejam seguir essa carreira, Falkowiski oferece 4 dicas sobre como ter um perfil administrativo:

  1. Comunique-se bem: o diálogo é uma das chaves para ter um bom relacionamento com sua equipe e com o público da empresa. Deixar as expectativas alinhadas e pontos importantes esclarecidos irá melhorar o fluxo das áreas de trabalho.
  2. Busque inteligência emocional: lidar com os próprios sentimentos em momentos de conflitos faz parte das competências de um bom profissional. E também, a capacidade de se conectar com outros colaboradores é algo a se desenvolver.
  3. Tenha disciplina: o foco é o fator de maior ajuda na conquista de metas traçadas. A disciplina te auxilia a estabelecer alguns padrões de ordem e organização para que seus objetivos sejam alcançados.
  4. Utilize a criatividade: a capacidade de inovação é algo muito procurado por grandes empresas. No ramo administrativo, isso é uma vantagem, principalmente na hora de solucionar problemas.

Apesar de a graduação ser um dos pontapés iniciais para ingressar no mercado de administração, os jovens podem começar pelos cursos profissionalizantes para iniciar uma carreira em atividades administrativas. O Cebrac oferece aos seus alunos o curso Assistente Administrativo & Financeiro, voltado para quem deseja ingressar na jornada para se tornar um bom administrador e destacar-se no mundo corporativo. Conheça aqui!

Sobre o CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 28 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 85 escolas, nas 5 regiões do país. Veja os cursos aqui!

 

Para informações (Imprensa):

Queissada Comunicação

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará