Falando de Gestão

Morre o Sociólogo Domenico De Masi, Criador do Conceito de “Ócio Criativo”

A Itália lamenta a perda do renomado sociólogo Domenico De Masi neste sábado 9 de setembro, conhecido mundialmente por criar o conceito de “ócio criativo” e por sua incansável defesa da importância do tempo livre para a criatividade e realização pessoal. A causa de sua morte, aos 85 anos, não foi divulgada.

Domenico De Masi acreditava que não poderia haver progresso sem felicidade e que a felicidade estava intrinsecamente ligada à justiça social, deixa um legado cultural profundo. Ele era Professor Emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, em Roma, e suas pesquisas e livros deixaram uma marca indelével no pensamento não apenas na Itália, mas em todo o mundo.

O conceito de “ócio criativo” de De Masi enfatizava a importância de equilibrar o trabalho com atividades criativas e gratificantes durante o tempo livre, argumentando que isso poderia resultar em maior inovação e satisfação pessoal. Suas ideias influenciaram profundamente a maneira como muitas pessoas encaram o trabalho, a vida e a busca pela felicidade.

A morte de Domenico De Masi é uma perda para a comunidade acadêmica e para todos aqueles que se inspiram em sua visão de um mundo onde o trabalho e o tempo livre se complementam para criar uma sociedade mais equilibrada e feliz. Seu legado continuará a inspirar gerações futuras a buscar um equilíbrio saudável entre suas vidas profissionais e pessoais.

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *