Falando de Gestão

Conheça quais os 4 tipos de líderes e como seus perfis afetam seus negócios

Por Rodrigo Cardoso
Todo mundo já sabe a importância de os líderes agirem de uma forma que faça com que sua equipe confie e cresça de forma integrada. Mas, você sabia que existem quatro tipos de líderes e de comunicação assertiva para cada tipo de pessoa? É o que o especialista em Alta Performance, Rodrigo Cardoso, explicou.
Primeiro, Rodrigo explicou que, entre esses quatro tipos de líderes, não há um melhor ou pior, mas sim o ideal para cada situação.
“Dependendo do cenário, cada líder tem prós e contras. No entanto, tem um deles que faz toda a diferença”, adiantou.

1- Chefe
O líder “chefe”, segundo o especialista, é aquele antiquado. “Esse é aquele tipo de líder que diz: manda quem pode, obedece quem tem juízo. O que diz que paga seu salário e é o mais antigo”, explicou.
Segundo Rodrigo, existem situações que esse tipo de líder é necessário. “Em momentos de crise, é necessário ser autoritário. No momento em que a coisa está pegando fogo, o líder chefe manda ao invés de pedir”, disse.
2- Motivador
Esse líder, conforme o especialista, é aquele que nasceu para motivar. “Ele é um líder que por si só tem uma alta energia, que funciona bem. Mas, também temos um problema: quando ele sai, acaba toda a energia da galera”, explicou.
3- Paternalista
Rodrigo revelou que o líder paternalista estraga, em via de regra a sua equipe. “Ele passa a mão na cabeça, ele aceita o mesmo erro várias vezes e não tem estômago para conflitos. Além disso, ele cuida da equipe, mas acaba criando uma cultura de que se pode errar o tempo todo”, contou.
4- Inspirador
Por fim, o especialista falou sobre o líder inspirador. “O inspirador é capaz de inspirar as pessoas a fazerem mais por eles mesmos do que eles mesmos do que eles fariam sozinhos. Não só pela empresa, ou pelo líder, mas sim por cada um. Ele extrai o melhor da equipe e consegue inspirar a todos”, finalizou.
Sobre Rodrigo Cardoso
Rodrigo Cardoso é escritor e criador de conteúdo e foi eleito o Melhor Treinador do Brasil pelo prêmio Top Chance. Engenheiro formado pela USP com pós-graduação em Psicologia, Rodrigo é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e treinou diretamente com o criador da PNL – Richard Bandler e desde 1997 frequenta eventos do Tony Robbins, inclusive foi um dos “Leadership” do Date With Destiny.
Especialista em Atitude e Comportamento, ministra palestras e treinamentos por todo Brasil e exterior há mais de duas décadas. Rodrigo Cardoso é considerado o “Treinador dos Treinadores” do Brasil. Ele criou programas únicos e transformadores de Formação de Treinadores de alto impacto.
Fonte: MF Press Global
 
About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *