Friday, 8/11/2024 | 9:35 UTC-3
Falando de Gestão

Pesquisa indica que 25% dos profissionais são menos produtivos às segundas-feiras

Especialista dá dicas de produtividade para quem quer começar a semana com o pé direito

À medida que o cenário de trabalho continua a evoluir e as organizações se adaptam à crescente demanda por flexibilidade, a discussão sobre produtividade versus regime de trabalho torna-se cada vez mais relevante. A Deputy, uma consultoria norte-americana focada em produtividade, conduziu uma pesquisa que oferece insights significativos sobre como o local e o momento do trabalho impactam na produtividade e no bem-estar dos profissionais.

De acordo com a pesquisa, 61% dos profissionais pesquisados expressaram o desejo de serem mais produtivos em seus empregos, porém as segundas-feiras são frequentemente consideradas um desafio específico para a produtividade. Os dados revelam que 25% dos profissionais são menos produtivos nesse dia, e 57% gostariam que as segundas-feiras fossem parte do fim de semana. Além disso, quase metade das pessoas (50%) enfrentam níveis mais elevados de estresse nesse dia.

“A produtividade está inteiramente ligada ao controle das nossas demandas e responsabilidades. Dito isso, podemos perceber que no primeiro dia útil da semana, nas segundas-feiras, a maioria das pessoas são pegas de surpresa por uma falta de planejamento e organização das suas tarefas a fazer. Passando a maior parte do dia planejando as atividades e organizando a agenda”, explica Manoel Messias, especialista em produtividade da Call Daniel. “Sem um mapeamento das demandas diárias, que podem até mesmo ser atividades simples, ficamos com uma sensação no final do dia do que chamamos aqui de ‘laços abertos’, que são compromissos não concluídos”, ressalta.

Muitos profissionais preferem trabalhar em casa às segundas-feiras, com 40% daqueles que seguem horários híbridos optando por fazê-lo em casa nesse dia, de acordo com uma pesquisa da consultoria de software norte-americana B2B Reviews. Os entrevistados justificam essa escolha pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional (43%), pela conveniência com suas agendas pessoais e familiares (31%), pela evitação do estresse das segundas-feiras (34%), e pela busca de uma transição mais tranquila após o final de semana (27%).

Apesar de a pesquisa destacar o papel do modelo híbrido de trabalho na melhoria da produtividade, Manoel Messias ressalta que nem todo o colaborador está preparado para administrar as atividades em home office. “Acredito que para acontecer uma transição suave do final de semana, os colaboradores devem ser submetidos a um treinamento que possibilite a manutenção de uma organização clara de suas tarefas e funções, pois sem esse controle se torna muito fácil perder prazos e entrar em um modo ‘bombeiro’, onde a sobrecarga domina e ficamos apagando incêndios o tempo todo”.

O método GTD® de produtividade, trabalhado pela Call Daniel, treina os colaboradores para gerenciar o tempo e as demandas de forma a gerar maior eficiência. “Os líderes que buscam aumentar a produtividade de seus colaboradores no início da semana podem indicar à sua equipe que tirem um momento nas sextas-feiras, para fazer um planejamento das atividades da semana seguinte. Esse planejamento permite que o colaborador administre as tarefas que não estão na agenda” sugere Manoel Messias.

Método GTD®

A premissa básica do método GTD® é a de que a mente humana foi feita para ter ideias, não para armazená-las. Sendo assim, é importante criar um sistema confiável, com tudo aquilo que precisamos tomar algum tipo de providência ou que demanda atenção, como a verificação do status de projetos e o andamento de tarefas delegadas a outras pessoas.

Para maximizar a produtividade, a pesquisa enfatiza a importância de considerar quando e onde você trabalha. Essa constatação já está presente no método GTD®, em que a gestão de demandas devem ser adaptadas à agenda, gerando não apenas produtividade e eficiência,  também, a sensação de experiência produtiva, que se traduz em relaxamento, controle e conforto, sendo o antídoto para o estresse das segundas-feiras.

Sobre a Call Daniel – empresa especializada em treinamentos focados em liderança e produtividade, é representante exclusiva no Brasil de dois grandes métodos reconhecidos mundialmente: o GTD® e o e as soluções Blanchard®. A companhia já treinou mais de 30 mil pessoas no Brasil e atendeu a mais de 600 empresas, como IFood, Raízen, Siemens, Basf, entre outras. A organização também foi responsável por implementar os métodos GTD® e Blanchard® em países como Canadá, África do Sul, Singapura, China, Argentina e Europa.

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *