Sunday, 21/7/2024 | 7:44 UTC-3

O papel do descanso na produtividade

Especialista dá dicas de como fazer mais em menos tempo e melhorar o foco dos trabalhadores, sem prejudicar a qualidade de vida

O empresário Elon Musk, CEO da Tesla, da SpaceX e do Twitter, recentemente compartilhou insights sobre sua mudança de hábitos e a importância do sono para sua produtividade. Em uma entrevista à CNBC, Musk revelou que agora se esforça para dormir pelo menos seis horas por noite, reconhecendo os efeitos negativos de sua antiga rotina de trabalho ininterrupta.

Musk, que declarou anteriormente passar noites em claro trabalhando, afirmou que, embora estivesse acordado por mais horas, sua produtividade diminuía significativamente, chegando a sentir “dor cerebral” resultante de poucas horas de sono por noite. “A produtividade está inteiramente ligada ao repouso, pois uma programação voltada para momentos de descanço verdadeiro fará com que as atividades de trabalho sejam mais eficientes, com mais engajamento, concentração e foco”, esclarece Manoel Messias, instrutor do método GTD da empresa Call Daniel, especializada em treinamentos com foco em liderança e produtividade.

Essa revelação de Musk ressalta a crescente conscientização sobre a importância do sono adequado para a produtividade, a saúde mental e o bem-estar geral. Além disso, a adoção de um estilo de vida equilibrado, que priorize o descanso adequado, também tem sido reconhecida por muitas empresas como uma maneira de aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários. Empresas em todo o mundo estão explorando a implementação de uma semana de trabalho com quatro dias, buscando proporcionar maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem como melhorar a satisfação e a saúde mental dos colaboradores.

Manuel explica que algumas técnicas podem ajudar as empresas que buscam adotar o fim de semana de três dias, sem sofrerem impactos na produtividade: “Existem muitos treinamentos corporativos, como o GTD – Getting Things Done, que trazem estratégias para produzir mais em menos tempo. Com melhorias na gestão da agenda/calendário, emails, projetos e demandas em um sistema de organização. Essas estratégias reduzem a sobrecarga e organizam o tempo de foco, se traduzindo em mais horas para descansar a mente e maior foco, quando realmente precisar”, exemplificou o instrutor.

A Call Daniel utiliza metodologias reconhecidas mundialmente para implementar treinamentos corporativos que buscam aumentar o foco em liderança e produtividade nas empresas. Entre seus clientes estão companhias como IFood, Raízen, Siemens, Basf, entre outras. Ao todo, mais de 30 mil pessoas no Brasil já receberam a ajuda da Call Daniel, que também foi responsável por implementar os métodos GTD e Blanchard em países como Canadá, África do Sul, Singapura, China, Argentina e no continente europeu.

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *