Falando de Gestão

Inclusão geracional: empresas investem em profissionais 50+

Profissionais Seniores

Aos 66 anos de idade o executivo de Recursos Humanos Ronaldo Costa Pinto retornou ao mercado de trabalho. “Eu gosto é de ter o crachá”

O mercado de trabalho está em jornada de conscientização sobre o potencial de talentos seniores. É o que conclui a pesquisa “Etarismo e inclusão da diversidade geracional nas organizações”, realizada em 2023 pela consultoria Robert Half. Apesar de cerca de 70% das 258 empresas participantes do estudo contratarem pouco ou nenhum profissional com mais de 50 anos, aproximadamente 13% das grandes empresas estão investindo em treinamentos dedicados à diversidade geracional para suas equipes de recrutamento. E mais, um terço delas tem implementado métricas para avaliar o sucesso de suas iniciativas de inclusão da diversidade geracional.

O executivo de Recursos Humanos Ronaldo Costa Pinto é ao mesmo tempo um catalizador dessa mudança e um representante dessa porcentagem. Aos 66 anos ele refuta a ideia de se aposentar. Sua jornada profissional teve início em 1979, em Salvador, quando iniciou sua carreira como estagiário e chegou à posição de líder global em RH de uma empresa multinacional, onde atuou por 34 anos.

Banner

Sua carreira tem como marca o planejamento, passos calculados, análise de riscos e, claro, a disponibilidade para aproveitar oportunidades. Da capital baiana, foi transferido para a sede da companhia no Brasil, em São Paulo, e depois galgou posições internacionais. Por três anos foi responsável pela gestão de RH na Argentina e Chile e, na sequência, assumiu a direção na sede global, nos Estados Unidos.

Depois de mais de uma década no exterior, deixou a companhia, voltou para o Brasil e passou a atuar como consultor. Se este é geralmente o caminho tradicional de profissionais com uma larga experiência, Ronaldo conta que os projetos que desenvolveu como consultor foram uma ponte para voltar ao ambiente corporativo. “Eu gosto é de ter o crachá”, afirma ele, que hoje lidera na América Latina a área de RH da biofarmacêutica PTC Therapeuctics, onde, entre outras projetos, tem implantado uma metodologia de gestão de talentos muito semelhante ao que utilizou na sua própria carreira: estimular os profissionais a se conhecerem melhor para tomarem as rédeas do seu desenvolvimento.

Fonte: LLYC, consultoria de comunicação

Imagem Canva

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão