- Rede Carmel Hotéis abre 90 vagas para cursos gratuitos de capacitação em hotelaria
- Entre algoritmos e pessoas: O novo paradigma do RH na era da IA
- A Polêmica da Adultização Infantil no YouTube: Um Alerta do influenciador Felca
- Ceará se Destaca no Turismo Brasileiro
- “Quiet Cracking”: A rachadura silenciosa que pode frear sua carreira
Desvendando o Legado da Simca do Brasil: Uma Viagem Pelos Bastidores da Indústria Automobilística
4 de dezembro de 2023
Por Pedro Paulo Morales
Seja bem-vindo a uma jornada fascinante pelos primórdios da indústria automobilística brasileira, onde a Simca do Brasil emerge como uma pioneira que moldou a paisagem dos carros nacionais. Cravada em desafios e triunfos, a trajetória da Simca do Brasil AS revela um capítulo crucial na história dos veículos fabricados em solo brasileiro.
A Fundação e os Desafios Iniciais
A Simca foi inaugurada em 5 de maio de 1958, a Sociedade Anônima Industrial de Motores, Caminhões e Automóveis, carinhosamente conhecida como Simca do Brasil, foi concebida em Belo Horizonte, Minas Gerais. No entanto, os desafios logísticos e a necessidade de uma conexão mais estreita com os grandes mercados consumidores do país fizeram com que seus diretores tomassem a decisão de estabelecer a fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Numa era em que o Brasil buscava parcerias internacionais, as negociações com a Simca do Brasil progrediram graças a um acordo com o visionário presidente Juscelino Kubitschek. O primeiro carro produzido no Brasil foi o modelo icônico, o Simca Chambord, lançado em 1959, que desembarcou com a missão de conquistar as estradas brasileiras.
Desafios e Conquistas Operacionais
Os primeiros passos foram desafiadores, marcados pela escassez de fornecedores e mão de obra especializada. O Chambord, apelidado carinhosamente de “Maestro”, devido ao carro dar um “Com(ser)to” em cada esquina fez com que a matriz francesa intervisse diretamente mandando para o Brasil um engenheiro -chefe para alinhar o compasso da produção.
Em seu apogeu, entre 1964 e 1965, a fábrica em São Bernardo do Campo possuía mais de 2.300 funcionários. Modelos como o Simca Alvorada, Simca Présidence, Jangada (versão perua), e o peculiar Sinca Profissional/Alvorada, criado para atender às políticas de “carros populares”, saíam da linha de produção para ganhar as estradas brasileiras.
A Transição para a Chrysler e o Legado Final
No ano de 1963 a Chrysler adquiriu o controle financeiro da Simca Francesa, pavimentando o caminho para suas operações europeias. Rumores circularam sobre uma possível transição, e em 1966, a Chrysler assumiu oficialmente o comando da filial brasileira.
Entretanto, o cenário automobilístico brasileiro estava em ebulição, com a concorrência acirrada d0 Aero-Willys Itamaraty e Ford Galaxie. Em 1967, a Simca do Brasil se despediu, dando lugar à Chrysler do Brasil S/A Indústria e Comércio.
A saga Simca teve seu epílogo em 1970, renascendo como Chrysler France e deixando sua marca nos automóveis nacionais. A marca Simca desapareceu do mercado em 1980, mas permanece sob o guarda-chuva do grupo PSA, que produzia os carros das marcas Peugeot Citroën que em 2019 fez uma fusão com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Hoje, ao olhar para trás, os “carros rabo de peixe” de Simca do Brasil permaneceram não apenas como veículos do passado, mas como testemunhas vívidas de uma era que define o DNA dos automóveis brasileiros.
Referência
Referencias:







FacebooK
Instagram
Linkedin
Tik Tok
X
POST YOUR COMMENTS
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.