Falando de Gestão

4 erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online

Quer iniciar um negócio? Conheça os erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online.

O cenário nos últimos anos, principalmente depois da pandemia, mudou muito e o número de pessoas que passaram a empreender na internet aumentou bastante. Se este é o seu caso, separamos alguns erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online.

Afinal, montar um negócio online parece um pouco fácil, já que alguns pensam que é só ter um computador com conexão rápida de internet. Porém, não é bem assim e para te ajudar neste novo desafio, fique atento à lista abaixo para evitar erros que podem prejudicar os seus negócios.

Entre eles, muitos começam sem entender um pouco o mercado que irá atuar, pois não adianta querer abrir algo grande quando ainda não se tem a experiência necessária. É melhor começar com pouco e ir crescendo, aproveitando que existem várias ideias de pequenos negócios lucrativos online para apostar e investir.

Então, se você quer partir para este segmento, fique de olho neste artigo. Veja os erros de iniciantes que você não deve cometer ao abrir um negócio online!

Conheça os erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online

Em 2022, de acordo com um estudo feito pela Cupom Válido, o Brasil teve um aumento de mais de 22% quando o assunto é compra pela internet, na média mundial este número é quase o dobro. Ainda segundo o levantamento, a projeção até 2025 é que tenhamos uma variação positiva de, no mínimo, 20%.

Claro que ter um negócio online é uma ótima alternativa para quem está em busca de renda extra ou até mesmo uma nova forma de ganhar dinheiro como fonte principal. Mas é preciso tomarmos alguns cuidados para não nos frustrarmos por cometer alguns erros de iniciante.

Para te ajudar nesta empreitada, listamos os erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online.

1 – Não ter a preparação antes da abertura do negócio

Este item é bem básico e clichê, mas é o que mais acontece entre as pessoas que querem ter um negócio online, o não preparo para se tornar um empreendedor. É isso mesmo! Muitas pessoas já vão para o segundo passo, que é a abertura do negócio, antes de começar a estudar alguns pontos importantes.

E o que você deve estudar? Você vai abrir uma empresa, certo? Por isso, o recomendado é que você entenda um pouco de técnicas e práticas de administração de empresas.

Dica: separe um tempo para você buscar na internet informações sobre os temas que citamos acima e, com isso, evitar erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online.

2 – Não montar um planejamento

Depois de estudar, o segundo passo é o planejamento. Se até para fazer uma viagem de férias a gente se planeja, porque quando vamos abrir um negócio online pulamos esta etapa, não é mesmo? Um item bem importante para que o seu negócio online dê certo.

As facilidades de se tornar um empreendedor na internet são tantas que acabamos pulando algumas etapas. Para que você não cometa este erro de iniciante, faça o planejamento do seu negócio online.

Para isso, é necessário analisar o seu público-alvo, montar as estratégias de marketing que serão aplicadas, dentre outros detalhes. É importante que o dono do negócio monte este planejamento não terceirize, desta forma, conhecerá ainda mais sobre o plano traçado para o sucesso.

Nesta etapa do planejamento, aproveite para testar o produto em um marketplace antes de abrir uma loja própria, por exemplo. Realize também uma análise de seus concorrentes para entender como são as ações que eles executam. Assim, você conseguirá traçar outros passos.

3 – Não dar a dedicação correta

A criação de um negócio online é bem mais fácil que uma loja física, por exemplo, mas exige dedicação, afinal de contas, estamos falando de uma empresa que funciona 24 horas.

Claro que você não precisa ficar sem dormir, mas é importante se planejar com horários para dar atenção exclusivamente para o seu negócio online. O seu cliente não pode ficar muito tempo sem uma resposta, por exemplo.

A flexibilidade que empreender na internet traz, algumas vezes, acaba fazendo com que as pessoas não se dediquem o suficiente.

Outro ponto, você precisa ficar atento ao que o mercado está fazendo e, muitas vezes, vai demandar ainda mais tempo do que você tinha previsto. Então, em alguns momentos, você vai precisar se conectar aos finais de semana.

4 – Não desista

Muitas pessoas acabam desistindo do seu negócio online na primeira dificuldade ou frustração e isso é um grande erro, principalmente, dos iniciantes. Afinal, muitas vezes, os grandes empreendedores esperaram anos para ter retorno, ou seja, um boom na sua empresa.

Como falamos algumas vezes neste texto, empreender nem sempre é uma tarefa muito fácil, então, a perseverança é muito importante.

Se necessário, anote os erros que você acha que cometeu e tente começar de novo, porém, aplicando outras estratégias. Um dos erros de iniciante que você não deve cometer ao abrir um negócio online é não mudar o rumo que foi traçado quando percebe que não está dando certo.

Gostou das nossas dicas? Conte aqui nos comentários qual é o seu negócio online. Lembre-se dos erros e boa sorte!

 

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *