Falando de Gestão

Direto da FIBO, maior feira fitness do mundo, na Alemanha, CEO da rede de academias Allp Fit aponta novidades e expectativas do setor que deverão impactar o mercado brasileiro

Novos hábitos turísticos da Gen Z, IA no mundo esportivo e academias que vão além da jornada fitness padrão são algumas das principais tendências do setor

Anderson Franco Foto Divulgação

Anderson Franco Foto Divulgação

 A agenda do CEO da Allp Fit, Anderson Franco, anda movimentada. Em meio a uma série de inaugurações da rede de academias que mais cresce no Brasil, com projeção de atingir 100 unidades em funcionamento até o final do ano, o empresário mineiro divide seu tempo entre a rápida expansão da marca e a participação nos principais eventos e encontros fitness, com intuito de captar e difundir tudo que há de mais novo em um setor que movimenta mais de R$ 8 bilhões anualmente no Brasil. 

Apesar do crescimento exponencial no número de academias por todo o país, o mercado fitness se mostra mais pronto do que nunca para comportar novos praticantes de um estilo de vida mais saudável. Fato é que o Brasil, de acordo com a associação global de saúde fitness (IHRSA), possui a quarta maior população mundial a frequentar academias, entretanto, esse número representa apenas 21% da população. 

Imerso em um dos setores que mais se destacaram no pós-pandemia, o executivo mineiro comenta três grandes tendências observadas para o segmento fitness e wellness, diretamente da FIBO. O evento ocorre na cidade de Colônia, cidade com 2000 anos, que se estende ao Rio Reno, que o empresário visita a convite do CEO da marca líder em equipamentos, Matrix, Reginaldo Recchia. 

Academias com mais serviços

Com a crescente competição no setor fitness, tanto no Brasil quanto no exterior, os estabelecimentos enfrentam o desafio de se atualizarem e se tornarem mais atrativos para novos frequentadores, além de se manterem atualizados para estimular a retenção de alunos já praticantes. Nesse contexto, a Allp Fit destaca-se como um case pioneiro em escala global ao tornar-se a primeira rede de academias a ofertar consultas médicas e tratamentos odontológicos a preços populares, em associação com empresas parceiras. Essa conquista inédita foi possível por meio de uniões estratégicas firmadas pelo CEO da rede de academias nos últimos meses, incluindo players como o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil, e outros parceiros, e já são disponibilizadas nas unidades da rede.

A nova cara do turismo fitness  

Longe de ser uma novidade para toda a indústria de turismo e serviços, o mercado fitness aplicado a destinos e roteiros turísticos encontra em 2024 o seu grande ponto de virada. Pesquisas pré-pandemia já trilhavam o caminho desta nova tendência e, para 2024, os membros da Gen Z são o grupo etário que mais busca experiências deste nicho. 

Dados revelam que um grande número de pessoas entre 18 e 35 anos consideram manter suas atividades fitness como uma parte importante de suas férias. O levantamento também aponta que as instalações fitness de hoteis de alto padrão são agora o quesito mais importante na hora de escolher as acomodações das férias (34%), em comparação com a proximidade de bons restaurantes (27%) e vida noturna (9%). Montanhismo, musculação, natação e yoga são as principais atividades desejadas durante as férias. Uma rede completa, com boa capilaridade e que conta, inclusive, com um app para realizar atividades à distância, como no caso do Allp Fit Home, também são pontos de interesse e uma tendência entre os novos públicos. 

Inteligência artificial no fitness e saúde 

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no setor de saúde e fitness, oferecendo oportunidades para expandir a personalização e eficiência dos treinos. Ao utilizar algoritmos e dados como histórico de treinos, performance dos alunos e objetivos individuais, a inteligência artificial se mostra capaz de criar desde planos de treino, até dietas altamente personalizadas. A grande questão aqui é a busca pela harmonização entre sistemas de IA e especialistas de saúde, permitindo uma sinergia que otimize os resultados para pacientes e alunos, aprimorando os processos e diagnóstico de resultados.

Dessa forma, associar saúde global de forma personalizada, fitness de performance e resultados da jornada pessoal de exercícios aos recursos digitais é uma demanda cada vez mais latente entre os alunos e praticantes, tanto no Brasil como no exterior, conforme constatou o líder e empresário mineiro à frente da Allp Fit. “A participação e acompanhamento em eventos do setor reforça o compromisso da Allp Fit em estar atualizada com as melhores práticas e modelos de negócio e importar o que há de melhor no mundo fitness, a fim de proporcionar uma experiência cada vez mais completa e única a toda nossa comunidade”, detalha Anderson Franco.

Enviado por : Alexande Victor

Foto: Divulgação

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *