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Desafios e Tendências da Comunicação Interna em 2024: Como se Preparar para o Futuro
4 de março de 2024 / By Redação FGPost by relatedRelated post
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Para os profissionais de comunicação interna, fortalecer a cultura e o orgulho entre os colaboradores, assim como criar clareza em torno da estratégia de negócio, são desafios cruciais. De acordo com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna (CI), conduzida pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), essas metas ocupam o topo da lista de prioridades para 2024.
Engajar lideranças como comunicadores permanece como o principal desafio pelo oitavo ano consecutivo. A pesquisa, que contou com a contribuição de mais de 200 empresas de diversos segmentos e regiões do país, revelou que outros desafios incluem melhorar a mensuração e gestão de dados, comunicar estratégia e cultura, e fazer a comunicação chegar aos públicos operacionais.
O estudo também destacou os principais temas priorizados pela área de comunicação interna, como a cultura da empresa, iniciativas de gestão de pessoas, diversidade e inclusão, e estratégia e resultados da empresa. Essa escolha reflete o desejo de uma comunicação mais humanizada, alinhada com as expectativas dos colaboradores.
Quanto aos canais de comunicação mais efetivos, os participantes da pesquisa destacaram os canais internos, gestores imediatos e a alta liderança. Ainda, o estudo revelou que o investimento em tecnologias como Inteligência Artificial e Gamificação está em ascensão, refletindo a busca por inovação e eficiência na comunicação interna.
No que diz respeito à gestão e processos de CI, a pesquisa apontou que a valorização dos CEOs tem aumentado, e as áreas de comunicação interna estão cada vez mais focadas em ações estruturadas e mensuração de resultados. A tendência é investir mais tempo na análise de métricas para obter insights e orientar decisões estratégicas.
Portanto, para enfrentar os desafios e acompanhar as tendências da comunicação interna em 2024, é essencial investir em capacitação de lideranças, adotar tecnologias inovadoras, e focar na mensuração e análise de dados para garantir uma comunicação eficaz e alinhada com os objetivos estratégicos da organização.
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