Sunday, 21/7/2024 | 6:29 UTC-3

Como os erros de gestão podem impactar negativamente em seu negócio

Empreender nem sempre é muito fácil e precisa estar bem atento na estratégia do negócio, por isso, falaremos um pouco sobre como os erros de gestão podem impactar negativamente em seu negócio.

Uma das formas eficientes quando o assunto é gestão de negócios é a base de crescimento de forma sólida que esta empresa tem na sua área de atuação. Mesmo que você tenha uma grande confiança no seu produto ou no serviço oferecido, mas, sem uma administração efetiva, é muito difícil que a empresa fique firme por muito tempo.

Passamos por um período complicado, para se ter uma ideia, durante a pandemia, um levantamento realizado pela Global Entrepreneurship Monitor, em 2020, quase 10 milhões de empreendedores fecharam as portas do seu negócio no Brasil.

Ainda, de acordo com estudo feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma em cada quatro empresas no Brasil acabam antes de completar dois anos no mercado.

Claro, que é bem comum que alguns imprevistos pequenos aconteçam durante o crescimento da empresa, por isso, é preciso ficar atento com os erros de gestão podem impactar negativamente em seu negócio.

Para que você não tenha desgastes ou até mesmo frustrações, e sim, tenha bastante sucesso, listamos alguns erros de gestão que podem impactar negativamente em seu negócio para você ficar atento.

Conheça os erros que você não deve cometer

1. Não ter um plano de negócio

A forma como você vai montar a estratégia do seu negócio é muito importante para a saúde da empresa, mas não são todos os empreendedores que pensam desta forma e acabam se frustrando por cometer este erro.

O planejamento tem que ser o primeiro passo a ser dado e é aí que o gestor erra, pois, muitos acabam deixando de lado este assunto. Esta escolha pode acarretar em bastante erros que poderiam ser evitados, caso houvesse um planejamento adequado.

Outra boa opção é montar um business plan para facilitar a direção da equipe, por exemplo, se você faz parte de uma corretora de seguros, ao traçar os passos e objetivos de como conduzir o time para atrair novos clientes, você poderá ter bastante sucesso.

Se não souber por onde começar, existem algumas questões importantes que podem estar na cabeça dos colaboradores que ajudam a traçar os planos e fazer com que todos andem para o mesmo lado:

  • O que fazemos para alcançar os objetivos? Temos os melhores seguros?
  • Para qual tipo de pessoa fazemos?
  • Onde queremos chegar com o produto ou serviço oferecido?

Dessa forma, você pode pesquisar quais são as melhores seguradoras de carro, entrar em contato, formar parcerias e tentar oferecer sempre os produtos em alta no momento.

2. Não ter o controle do fluxo de caixa

Além do fator que citamos, outro grande erro que um empreendedor não pode cometer é não ter domínio do que entra e sai do caixa. Se a sua empresa não tiver uma administração financeira, pode ser um grande perigo.

Principalmente, no começo do negócio um erro que acontece bastante na área financeira é deixar este assunto correr livremente sem ter uma pessoa fazendo o controle. Este é um erro que pode custar a vida da empresa.

Tente sempre ter um fluxo saudável na sua empresa para que não tenha sustos e nem custos inesperados.

Para começar a montar o fluxo, faça uma divisão em 3 categorias:

  • Todos os recebimentos;
  • Depois coloque uma coluna para marca os pagamentos;
  • Marque também todo o saldo disponível.

3. Deixar de investir em colaboradores

Ter uma mão de obra qualificada em vários setores é importante, afinal, ninguém toca tudo sozinho, não é mesmo?

Por conta disso, é necessário ter um time de pessoas que querem andar para o mesmo sentido na empresa, mas este é um erro em algumas empresas que acabam contratando pessoas que estão totalmente desalinhadas com o propósito do negócio.

Mas antes de pensar em pagar cursos, a melhor coisa é a formação de um time de sucesso. Após isso, é necessário investir em treinamentos e capacitação, desta forma, valorizando ainda mais o funcionário.

Outro benefício de investir em capacitação do colaborador é que o dono da empresa ganhará vantagens quando comparados aos seus concorrentes, já que, com os funcionários bem treinados, o seu negócio prestará um serviço mais qualificado.

Agora que você já conhece alguns erros, comente aqui qual destes já aconteceu na empresa que você é gestor.

Por Jeniffer Elaina

About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ Artigos