Como arranjar emprego após os 50 anos?

Dicas para seu emprego (500 × 50 px)

 

 

 

Por Equipe Falando de Gestão

Os índices de desemprego no país os últimos começam a melhor mais ainda está muito alto. Segundo os últimos dados coletados por pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mais de 300.000 pessoas na faixa de 50 anos ou mais estavam à procura de emprego.

Como é o mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos?

A seu favor pessoas desta idade tem a seu favor experiência, conhecimento, resiliência e inteligência emocional e podem ainda contribuir para a diversidade da organização.

Apesar de todos esses benefícios citados na hora de contratar uma pessoa de mais de 50 anos, infelizmente as empresas não contratam pessoas dessa faixa de idade. Os motivos alegados para essa baixa contração são: salário alto, pouca flexibilidade, desatualização e o risco de ampliar conflitos entre gerações. Não há como negar que um profissional mais experiente tem um salário mais alto e que ele já passou por muita coisa, porém são pessoas que estão a procura de uma ocupação que os garanta um meio de sobrevivência até chegar o momento de parar de trabalhar.

Existe discriminação por idade no mercado de trabalho?

Certamente se você perguntar para um recrutador se há discriminação de idade no mercado de trabalho a resposta vai ser negativa, porém infelizmente pessoas desta idade são vistas como pessoas resistentes a inovações tecnologias, menos inovadores, resistente a mudanças e até mesmo pouca agilidade mental e tudo isso infelizmente tem com resposta para o candidato de emprego o velho jargão “não tem perfil para a vaga”.

Como fazer para conseguir um emprego depois dos 50 anos?

O site Falando de Gestão separou para você algumas dicas para você que está à procura de um emprego. Essas dicas também são valiosas para pessoas de outras idades.

Valorize sua experiência

Embora hoje a tecnologia esteja muito avançada os problemas que as empresas enfrentam são muito parecidos com os de 20 anos atras. Observe que as vezes o desenvolvimento da tecnologia é capaz de trazer soluções para alguns problemas que nos passados não foram resolvidos por questões tecnológicas.

Procure fazer um resumo profissional de suas atividades listando suas conquistas profissionais e quais problemas você resolveu para a empresa.

Atualize seu currículo

Uma das desculpas mais utilizadas por recrutadores para eliminar um candidato acima de 50 anos dos processos seletivos é a falta de atualização do currículo. Por esse motivo procure fazer cursos, assistir um vídeo na internet e ler um bom livro, essas atitudes vão demostrar aos recrutadores que você está comprometido com a melhoria contínua do seu desenvolvimento profissional.

Utilize a internet como sua aliada

Antes da popularização da internet existia a figura dos Classificados de Emprego no jornal onde as empresas anunciavam suas vagas, as maiores faziam anúncios coloridos e de meia páginas. Hoje as vagas são disponibilizadas através de sites especializados. Por esse motivo aprenda utilizar a internet para procura de emprego, analise as ofertas de emprego e se for preciso atualiza suas habilidades s partir das habilidades listadas como perfil para o cargo.

Existem muitas outras dicas que podem ajudar você na procura de emprego, o importante é fazer um esforço, levantar a cabeça e mãos à obra.

Deixe uma resposta