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3 coisas que não parecem, mas são essenciais para o sucesso de uma carreira (e dependem de você)

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Premiada como influenciadora de RH pelo IBEST, Paula Boarin traz informações práticas no O livro secreto da carreira, publicado pela Editora Nacional

Em tempos de muitas mudanças no mercado de trabalho, como fazer uma carreira ser mais assertiva? A resposta de milhões certamente depende de vários aspectos, desde o segmento escolhido até o cenário econômico atual do país. Mas, o que depende do profissional e que certamente pode solidificar sua trajetória independentemente da área?

Paula Boarin, especialista em carreira, mentora e professora universitária, reuniu três dicas que considera fundamentais para quem está buscando construir uma boa carreira. 

1 – Administrar o tempo

Por mais desafiador que seja, e é para boa parte da população por diversas razões, administrar o tempo é uma necessidade real. Dentro e fora do trabalho, organizar as tarefas, além de colocar prazos e metas exige um esforço grande, mas é compensador e fundamental para qualquer carreira. Então, avalie que tipo de conteúdo e experiência podem somar naquela atividade que você escolheu, inclua ao longo do tempo essas atividades na agenda. Mas não deixe o restante de lado!

Paula reforça que tudo na vida leva tempo e o equilíbrio é fundamental. “Quando falamos sobre tempo e carreira, talvez o mais importante a entender seja: cada um tem o seu. E o tempo de cada um é o certo, pois é o tempo possível. Nem ideal, nem perfeito: possível. Nada me fascina mais do que a ideia de que grandes transformações são feitas de passinho em passinho. Como boa capricorniana que sou, em vez de rompantes, acredito na consistência”.

2 – Feedback

Feedback é importante, por mais desafiador que seja para quem dá ou recebe essa informação. O diálogo é a base das relações, inclusive na carreira, afirma a especialista. “A verdade é que a maioria de nós não aprendeu a comunicar de uma forma saudável seus desconfortos, angústias, necessidades e pedidos. Aprendemos muito da nossa comunicação no ambiente de casa. Alguns aprenderam a calar; outros, a falar tudo sem cuidar sobre como o interlocutor será impactado. Ainda existem aqueles que aprenderam a se esquivar de qualquer coisa que se assemelhe a um conflito”.

Na prática, ao receber um feedback, o ideal é reservar tempo para dialogar com os demais profissionais e também consigo mesmo para avaliar se determinada situação faz sentido, ou se é preciso uma mudança ou melhora.

3 – Dizer não

Dizer não é um desafio em qualquer área da vida, porém é uma palavra necessária. Apesar da especialista ressaltar que o não nem sempre é bem recebido, ela lembra que, dependendo da fase da carreira, a negativa se torna essencial. “Talvez você tenha aprendido que as pessoas que crescem são as mais dispostas, aquelas que estão prontas para entregar tudo de si. No entanto, sou obrigada a discordar; qualquer coisa em excesso pode ser ruim, e isso vale também para o excesso de presteza e disponibilidade 一 o excesso de sim pode causar um efeito negativo, um efeito de perda de valor”, explica Paula em um trecho de seu livro.

Essas são algumas dicas abordadas pela especialista na obra O livro secreto da carreira – aquilo que não te contaram, mas você deveria saber, publicado pela Editora Nacional. Sempre por dentro das tendências, Paula finaliza com uma reflexão importante.”A sua trajetória profissional vai muito além do seu emprego atual. Ter clareza sobre isso e também autoconhecimento certamente ajuda qualquer profissional”:

Informações à imprensa – Editora Nacional

 

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