- A Importância de Celebrar Metas no Ambiente de Trabalho
- A dura escolha de uma profissão por um adolescente
- Empresária Gisele Soares é coautora do livro Elas Fazem Acontecer, com lançamento do livro físico em 18 de dezembro, em Natal/RN.
- Novidade: Loucos Por Coxinha inaugura modelo “store in store” e alcança resultados expressivos
- Marca Fortaleza patrocina a 28ª edição do Ceará Natal de Luz
10 erros de gestão que nenhum empresário pode cometer
4 de agosto de 2022Ser um empresário é saber que existem riscos ao tomar certas decisões no gerenciamento de um negócio.
E todos estamos sujeitos a correr riscos, porém, sabendo quais são e como evitá-los fica muito mais fácil gerenciar o seu próprio negócio.
Para um empreendedor, é fundamental que se tenha em mente coisas que não podem ser feitas. Veja:
1 – Não separar as finanças pessoais das empresariais
O erro mais comum que grande parte dos empresários comete, é achar que por estar no começo as finanças pessoais podem ser misturadas com a da empresa.
Mas não é bem assim, é importante que se tenha um controle e disciplina com o dinheiro da empresa.
2 – Não ter registro financeiro de transações
Em complemento do erro anterior, com as contas conjuntas fica complicado manter um registro financeiro de todas as transações que ocorreram.
O que também é um erro gravíssimo, pois para prestação de conta, a empresa precisa ter registrado todos os seus pagamentos, isso pode gerar prejuízos no futuro.
3 – Não oferecer benefícios e incentivos a colaboradores
Uma empresa saudável requer funcionários saudáveis também, e para isso você deve oferecer os benefícios e incentivos no momento da contratação e durante o tempo deles trabalhando com você.
Pode ser um plano de saúde empresarial, um plano de vida, vale alimentação, vale transporte e muitos outros.
Inclusive, proporcionar um plano de carreira para os seus funcionários é uma forma de fazer com que eles se sintam mais motivados a continuar e sempre melhorar o trabalho que fazem.
4 – Não fornecer feedbacks
Outro ponto importante é não esquecer de sempre reconhecer e passar feedbacks para os funcionários da sua empresa ou pequeno negócio.
Somente assim eles podem saber o que precisa ser melhorado e como podem fazer isso. Além disso, o feedback faz com que eles se sintam lembrados.
5 – Esquecer do planejamento estratégico
Ao abrir a sua empresa, o objetivo sempre vai ser o crescimento, mas para isso é necessário ter um planejamento estratégico.
Nele será traçado o que deve ser feito para chegar onde se espera no tempo determinado.
Esse passo é extremamente importante para empresas novas e para que ela saiba por qual caminho seguir.
6 – Não fazer fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas do seu empreendimento, ele é muito importante para que você possa tomar outras decisões.
Seja para definir preços e estoque, ou para fazer o planejamento anual ou rever o que você já tem, você precisa de um.
7 – Perder o foco do seu objetivo
Além do plano estratégico ser importante, você vai precisar ter sempre o seu objetivo em mente.
Não necessariamente precisa ser algo genérico como apenas ‘crescer’. Pode ser também pequenos objetivos que compõem algo maior.
8 – Não cumprir com as obrigações da empresa
Se você é um empresário que já possui funcionários, não deixe se levar por esse pensamento e deixe as suas obrigações de lado.
Os funcionários estão ali apenas para auxiliar, mas a função de gestão continua sendo sua.
9 – Não automatizar a gestão
Querer fazer as coisas ao modo antigo não faz mal nenhum, porém, acaba sendo cansativo e tornando a função difícil.
Lembrando que todos nós estamos fadados a errar, enquanto um sistema possui uma margem de erro muito menor, evitando discrepâncias absurdas nos relatórios e prestações de contas.
10 – Achar que sabe tudo
A capacitação é importante para todas as pessoas, seja um CEO, gestor, empresário ou estagiário. Ela é necessária em qualquer momento, ainda mais com o mundo evoluindo tão rápido.
Portanto, sempre que achar que sabe tudo, dê um passo para trás e vai descobrir que existem muitas outras coisas que podem ser aprendidas, aplicadas no seu negócio e talvez melhorar ou otimizar o trabalho.
Agora que você conhece quais são os erros que não podem acontecer ao gerenciar o seu negócio, fica muito mais fácil dar os primeiros passos na direção certa.
Comece a definir os seus objetivos e traçar planos para que eles se concretizem, dessa forma a sua estratégia pode ser colocada em prática e permitir que o seu negócio cresça o tornando um empresário de sucesso na área em que você atua.
Por Jeniffer Elaina
POST YOUR COMMENTS