10 erros de gestão que nenhum empresário pode cometer

Imagem Pixabay – bertholdbroderse

Ser um empresário é saber que existem riscos ao tomar certas decisões no gerenciamento de um negócio.

E todos estamos sujeitos a correr riscos, porém, sabendo quais são e como evitá-los fica muito mais fácil gerenciar o seu próprio negócio.

Para um empreendedor, é fundamental que se tenha em mente coisas que não podem ser feitas. Veja:

1 – Não separar as finanças pessoais das empresariais

O erro mais comum que grande parte dos empresários comete, é achar que por estar no começo as finanças pessoais podem ser misturadas com a da empresa.

Mas não é bem assim, é importante que se tenha um controle e disciplina com o dinheiro da empresa.

2 – Não ter registro financeiro de transações

Em complemento do erro anterior, com as contas conjuntas fica complicado manter um registro financeiro de todas as transações que ocorreram.

O que também é um erro gravíssimo, pois para prestação de conta, a empresa precisa ter registrado todos os seus pagamentos, isso pode gerar prejuízos no futuro.

3 – Não oferecer benefícios e incentivos a colaboradores

Uma empresa saudável requer funcionários saudáveis também, e para isso você deve oferecer os benefícios e incentivos no momento da contratação e durante o tempo deles trabalhando com você.

Pode ser um plano de saúde empresarial, um plano de vida, vale alimentação, vale transporte e muitos outros.

Inclusive, proporcionar um plano de carreira para os seus funcionários é uma forma de fazer com que eles se sintam mais motivados a continuar e sempre melhorar o trabalho que fazem.

4 – Não fornecer feedbacks

Outro ponto importante é não esquecer de sempre reconhecer e passar feedbacks para os funcionários da sua empresa ou pequeno negócio.

Somente assim eles podem saber o que precisa ser melhorado e como podem fazer isso. Além disso, o feedback faz com que eles se sintam lembrados.

5 – Esquecer do planejamento estratégico

Ao abrir a sua empresa, o objetivo sempre vai ser o crescimento, mas para isso é necessário ter um planejamento estratégico.

Nele será traçado o que deve ser feito para chegar onde se espera no tempo determinado.

Esse passo é extremamente importante para empresas novas e para que ela saiba por qual caminho seguir.

6 – Não fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o registro de todas as entradas e saídas do seu empreendimento, ele é muito importante para que você possa tomar outras decisões.

Seja para definir preços e estoque, ou para fazer o planejamento anual ou rever o que você já tem, você precisa de um.

7 – Perder o foco do seu objetivo

Além do plano estratégico ser importante, você vai precisar ter sempre o seu objetivo em mente.

Não necessariamente precisa ser algo genérico como apenas ‘crescer’. Pode ser também pequenos objetivos que compõem algo maior.

8 – Não cumprir com as obrigações da empresa

Se você é um empresário que já possui funcionários, não deixe se levar por esse pensamento e deixe as suas obrigações de lado.

Os funcionários estão ali apenas para auxiliar, mas a função de gestão continua sendo sua.

9 – Não automatizar a gestão

Querer fazer as coisas ao modo antigo não faz mal nenhum, porém, acaba sendo cansativo e tornando a função difícil.

Lembrando que todos nós estamos fadados a errar, enquanto um sistema possui uma margem de erro muito menor, evitando discrepâncias absurdas nos relatórios e prestações de contas.

10 – Achar que sabe tudo

A capacitação é importante para todas as pessoas, seja um CEO, gestor, empresário ou estagiário. Ela é necessária em qualquer momento, ainda mais com o mundo evoluindo tão rápido.

Portanto, sempre que achar que sabe tudo, dê um passo para trás e vai descobrir que existem muitas outras coisas que podem ser aprendidas, aplicadas no seu negócio e talvez melhorar ou otimizar o trabalho.

Agora que você conhece quais são os erros que não podem acontecer ao gerenciar o seu negócio, fica muito mais fácil dar os primeiros passos na direção certa.

Comece a definir os seus objetivos e traçar planos para que eles se concretizem, dessa forma a sua estratégia pode ser colocada em prática e permitir que o seu negócio cresça o tornando um empresário de sucesso na área em que você atua.

Por Jeniffer Elaina

Deixe uma resposta