Falando de Gestão

Seis dicas para melhorar o desempenho nas entrevistas de emprego

Especialista da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa lembra ser comum o desconforto nessa situação e a diferença que faz uma preparação

 

São Paulo, janeiro de 2023 – Independentemente do nível hierárquico, todos os candidatos a um processo seletivo precisam se preparar para se destacar em entrevistas de emprego. É no que acredita Simone Bortoletto da Cruz, coordenadora da área de Apoio ao Aluno da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa. Segundo ela, é muito comum os candidatos sentirem desconforto nessa situação. Neste caso, uma preparação adequada torna-se primordial.

“Muitas vezes, o nervosismo impede que o candidato tenha tranquilidade para apresentar sua trajetória e mostrar resultados. Isso é crucial para uma resposta positiva no final do processo seletivo”, lembra ela.

A especialista lista seis dicas de ouro para melhorar o desempenho nas entrevistas de emprego. Confira:

1 – Investir em autoconhecimento

Para a especialista, é fundamental saber quais são seus objetivos, propósito e valores. Assim, o candidato é capaz de destacar seus pontos positivos com segurança durante a narrativa de suas experiências, além de deixar claro que mesmo em relação aos seus pontos negativos, consegue encontrar formas de superá-los. “Com essa clareza, o entrevistado demonstrará que sabe lidar com adversidades. E quando for responder à temida pergunta sobre quais são seus pontos fracos, conseguirá ser honesto e descrever com tranquilidade como supera cada um deles”, afirma Simone.

2 – Pesquisar sobre a empresa

Durante a entrevista, é interessante demonstrar que conhece os propósitos da empresa. Pesquise sobre a companhia. Entenda o seu propósito e porque ela existe (missão), quais os seus objetivos (visão) e quais os princípios que norteiam suas ações para alcançá-los (valores). Com base nas informações adquiridas, compare com seus objetivos e valores e, assim, poderá discernir se vocês combinam.
3 – Estar atento aos sinais do entrevistador
Observar sempre a linguagem verbal e não verbal do interlocutor é primordial, ainda mais em uma entrevista de emprego. Por mais que o entrevistador pareça “tranquilo”, deve-se manter a postura e se adequar ao ritmo da entrevista. Preste atenção, por exemplo, ao linguajar e se atente às perguntas feitas por ele. Sair do tema nunca é uma boa opção.

4 – Pontualidade importa – e muito!

Os candidatos precisam sempre estar de prontidão no horário agendado. Caso a entrevista seja on-line, é essencial testar os equipamentos com antecedência e conectar-se pelo menos 15 minutos antes do horário agendado. Desligue o celular e desative as notificações do notebook, pois qualquer interrupção pode atrapalhar.

5 – Apresentar-se bem informado

A busca por conhecimento é sempre uma característica das pessoas inteligentes. Vale a pena investir tempo em cursos formais, palestras, atividades extras e leitura. Afinal, um candidato com repertório sempre se destaca dos demais. “Vale lembrar que o investimento em conhecimento precisa ser constante. Ao ter uma rotina de leitura, por exemplo, o candidato vai estar bem informado sempre”, revela Simone.

6 – Treinar narrativas

A especialista sugere que os candidatos estudem as perguntas feitas com maior frequência e que estruturem as respostas utilizando o método Star (Situação, Tarefas, Ações e Resultados), construindo formas de responder. “Vale a pena realizar treinos práticos. Pode ser com a mãe, com o pai ou com o melhor amigo. O que importa é treinar aquilo que se deseja dizer, para que, ao chegar a hora, as palavras saiam com fluidez e poder de convencimento”, finaliza ela.

Sobre a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa

A ESEG faz parte do Grupo Etapa, instituição com mais de 50 anos de experiência em educação, e conta com diferenciais como grade curricular inovadora, corpo docente atuante no mercado, laboratórios tecnológicos, parcerias internacionais e centro de desenvolvimento de carreira. Atualmente, além do ensino forte, a faculdade oferece cursos de Graduação em Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e de Produção, além de cursos de Pós-Graduação com especializações e MBA e Cursos de Extensão EAD. Para saber mais, acesse o site.

Artigo enviado por: Mariana Yole

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *