Friday, 19/9/2025 | 1:58 UTC-3
Falando de Gestão

Grupo Silvio Santos anuncia Ana Karina Bortoni como nova CEO

Nesta sexta-feira (13), o Grupo Silvio Santos anuncia Ana Karina Bortoni como a nova CEO da holding. A executiva tem um relacionamento de longa data com a família Abravanel: atuou como consultora em 2015, trabalhando com as acionistas no desenho e implementação da governança e modelo de gestão do Grupo, e, desde 2023, é conselheira do Conselho de Administração do Grupo, participando integralmente do processo de estruturação da governança da holding, que seguirá tendo como presidente do Conselho Renata Abravanel.

Ana Karina possui uma trajetória consolidada e vitoriosa no setor financeiro e na consultoria estratégica. Iniciou sua carreira na consultoria McKinsey & Company, onde permaneceu por 17 anos, liderando projetos em transformação digital, governança corporativa, gestão de performance e cultura organizacional. Posteriormente, assumiu o cargo de CEO do Banco BMG por quatro anos, quando liderou uma transformação estratégica da empresa. Atualmente, a executiva segue como conselheira de administração, senior advisor e mentora, impulsionando iniciativas de inovação, modernização e ESG, com foco no impacto positivo nos negócios.

“Assumir o cargo de CEO do Grupo Silvio Santos é uma grande honra e também algo motivador. Como conselheira, iniciei como parte do Grupo em um momento de transformação com uma nova estratégia que foca em inovação, multicanalidade, sinergia e na continuidade sustentável dos negócios. Minha missão é seguir nessa visão de futuro que assegura a relevância do ecossistema do GSS no cenário nacional, fortalecendo sua forte conexão com a família brasileira em todos os seus negócios”, afirma Ana Karina Bortoni.

Marcelo Barp, CFO do GSS que atuou como CEO interino nos últimos dois meses, seguirá no Grupo dando continuidade à estratégia de futuro da holding com foco nos negócios atuais.
 

“Estamos plenamente confiantes de que Ana Karina possui não apenas a experiência, a capacidade e o profundo conhecimento do mercado — qualidades indispensáveis para liderar com excelência —, mas também uma compreensão excepcional da trajetória e dos valores que sustentam o Grupo Silvio Santos. Essas características a posicionam como a escolha ideal para assumir esta posição de liderança. Aproveitamos para reconhecer o trabalho exemplar de Marcelo Barp, que, como CEO interino nos últimos dois meses, desempenhou com excelência e maestria suas responsabilidades, acumulando essa função com seu papel de CFO e assegurando a continuidade e a solidez da gestão. Entramos agora em uma nova fase de crescimento. As demais acionistas e eu depositamos total confiança na liderança e na capacidade de gestão de Ana Karina, plenamente alinhada ao nosso compromisso de honrar o legado de nosso fundador, conduzindo o Grupo Silvio Santos ao crescimento consistente e ampliando nosso impacto e nossa conexão com as famílias brasileiras”, afirma Renata Abravanel, presidente do Conselho de Administração do Grupo Silvio Santos.
 

Completando seus 65 anos de história, o Grupo Silvio Santos constrói uma trajetória marcada pela identificação e confiança do público brasileiro no ecossistema de suas empresas, Hotel Jequitimar, Jequiti Cosméticos, Liderança Capitalização, SBT, Sisan Empreendimentos Imobiliários e TQJ. O Grupo mantém sua essência de inovação com o objetivo contínuo de modernizar suas operações e renovar estratégias que garantem a continuidade dos negócios, com foco em uma abordagem multicanal e multiplataforma em todas as suas frentes que se conectam com o brasileiro em diferentes âmbitos de sua vida.

Sobre o Grupo Silvio Santos

O Grupo Silvio Santos, fundado pelo empresário Silvio Santos em 1959, é um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Inicialmente estabelecido como um negócio de venda de carnês, o grupo expandiu-se para incluir uma diversidade de empresas e setores, refletindo o espírito empreendedor e a visão inovadora do seu fundador ao se conectar com a identidade da família brasileira. Suas principais empresas constituem um ecossistema que conversa com seu público-alvo em diferentes frentes: Hotel Jequitimar, Jequiti Cosméticos, Liderança Capitalização, SBT, Sisan Empreendimentos Imobiliários e TQJ.

Ao longo das décadas, o Grupo Silvio Santos consolidou-se como um dos mais admirados grupos empresariais do país. A missão do grupo é contribuir para a integração da sociedade por meio da comunicação, prestação de serviços e comercialização de produtos que proporcionem melhores condições de vida às pessoas. Com uma sólida imagem de protagonismo construída em mais de meio século de existência, o Grupo Silvio Santos continua a expandir sua participação nos segmentos em que atua, sempre guiado pelos princípios de respeito às diferenças, isonomia e honestidade.

Foto Crédito: Rogerio Pallatta

Texto: CDI Comunicação

  • Relatório Revela que 54% dos Trabalhadores Brasileiros Vivem de Salário em Salário
    Um estudo recente intitulado “People at Work 2025”, realizado pela ADP, revela que mais da metade dos trabalhadores brasileiros, cerca de 54%, vivem de salário em salário. Este dado destaca os desafios financeiros persistentes enfrentados no Brasil, levando muitos a buscar rendas extras para cobrir despesas básicas. A situação é particularmente crítica entre mulheres e
  • Catho reúne mais de 9 mil vagas no setor de comunicação e marketing em todo o Brasil
    Profissionais podem se candidatar de forma gratuita pela plataforma online ou app Foto: banco de imagem São Paulo, setembro de 2025 – A área de comunicação e marketing segue aquecida no mercado de trabalho com mais de 9 mil vagas em diferentes regiões do país, disponibilizadas pela Catho, plataforma gratuita de empregos. As oportunidades englobam funções
  • Sua equipe trabalha ou apenas finge? *
    Após o fenômeno do quiet quitting (demissão silenciosa), das “férias clandestinas” e da “microaposentadoria”, mais uma tendência impulsionada pela Geração Z acende um alerta no ambiente corporativo: o task masking ou, em bom português, o “teatro da produtividade”. Trata-se da prática de parecer ocupado sem necessariamente estar produzindo. Embora a arte de “fingir que se trabalha” não seja novidade,
  • Mês do Cliente: 5 dicas de planejamento para aumentar as vendas em setembro
    Em um período estratégico para o varejo, que serve como aquecimento para a Black Friday, especialista aponta caminhos para fidelizar clientes e impulsionar o faturamento ■ NOTA À IMPRENSA, setembro de 2025 – Celebrado oficialmente em 15 de setembro, o Mês do Cliente se expandiu e passou a ocupar todo o mês, tornando-se uma oportunidade
  • O fenômeno de “apodrecer na cama” e o desafio do equilíbrio
    O fenômeno conhecido como “apodrecer na cama”, muito comentado nas redes sociais e associado principalmente à Geração Z, merece uma reflexão mais cuidadosa, porque ele traduz muito mais do que uma simples tendência. Deitar-se por horas, rolando telas, assistindo séries ou simplesmente permanecendo ali, sem compromissos, pode ser interpretado como um gesto de autocuidado. Porém, a questão que precisamos levantar é: até que ponto esse comportamento pode ser considerado saudável?
Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Descubra mais sobre Falando de Gestão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading