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Gestão de negócios online em tempos de IA. O que ainda precisa ser humanizado?

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A inteligência artificial tem causado diversas dúvidas entre os empreendedores, mas será que esta tecnologia pode auxiliar na gestão de negócios ao ponto de não precisar ser mais humanizada? Falaremos sobre o assunto neste artigo.

A grande evolução da tecnologia pode agregar, principalmente, em processos que, antes, gastavam muito tempo, e, agora, podem ser otimizados. Porém, será que a IA pode fazer com que a gestão de negócios de uma empresa deixe de ser humanizada? Saiba mais.

Com a utilização de ferramentas diferenciadas, graças ao avanço tecnológico, um tempo, que antes se “perdia” em processos, podem ser utilizados para realizar outro tipo de trabalho. Este tipo de automação pode reduzir custos e, segundo estudos, a economia de tempo pode chegar a 70%, segundo informações da Accenture.

Como é o uso da inteligência artificial na gestão de negócios online?

Independente do empreendimento que você pensou, no mínimo, deseja ter um pequeno negócio lucrativo, não é mesmo? Então a Inteligência Artificial pode trazer benefícios para o seu dia a dia, como auxiliar na gestão do estoque. Otimizaria bastante, não é mesmo?

Além disso, esta tecnologia poderia fazer toda a análise de resultados do seu negócio, deixando as tarefas burocráticas “mais leves”. Saiba mais!

O que é preciso fazer para implementar a Inteligência Artificial na sua empresa?

De acordo com a pesquisa encomendada pela IBM, com base em dados de 2022, no Brasil, 41% das empresas já trabalham com Inteligência Artificial em diferentes setores. Porém, ainda existem detalhes que precisamos utilizar para a experiência humana.

Por isso, é essencial ficar atento em como fazer esta separação. Deixe apenas processos que irão ajudar no dia a dia, trazendo mais otimização no trabalho.

O mais importante é trazer eficiência para a sua loja online e abaixo traremos alguns exemplos de como implementar a tecnologia. Anote aí!

1 – Gestão das finanças

Existem diversas ferramentas que utilizam IA que ajudam com a gestão financeira e orçamento, uma ótima opção, principalmente, para quem não tem muita habilidade no assunto, melhorando as análises e planejamentos.

2 – Análise de resultados

Quando estamos empreendendo na internet, é essencial ficar de olho nos resultados do seu negócio até para entender se está no caminho certo. Então, esta tecnologia pode agregar com análises de resultado de vendas, conversão a partir de determinado link, dentre outros detalhes.

Desta forma, conseguimos ter um relatório mais assertivo e com chances de mudarmos a estratégia, caso seja necessário. Afinal de contas, quando vendemos produtos na internet, por exemplo, precisamos converter bastante vendas, não é mesmo?

3 – Proteção diferenciada

A internet pode causar um pouco de insegurança entre as pessoas e, por isso, algumas ainda têm receio de realizar compras pela internet. Claro, que conseguimos entender, já que o Brasil é um dos países que mais sofrem ataques hackers. Para termos ideia, de acordo com o Trend Micro, mais de 85 bilhões de ataques foram bloqueados no mundo.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, podemos proporcionar uma maior segurança para os consumidores que acessam a nossa plataforma, incluindo, a proteção de dados.

Nem tudo ainda dá para utilizar a Inteligência Artificial em um negócio online

Ao pensar em um negócio online, já pensamos que diversas tecnologias precisam ser agregadas ao negócio, mas existem alguns detalhes que quando humanizamos podem fazer grande diferença na sua empresa como, por exemplo, o atendimento.

Claro, que é importante termos a integração com chatbot, que irá facilitar muito o atendimento, principalmente, em momentos em que o atendimento humanizado não será possível. Porém, dar a oportunidade de o cliente conversar com uma pessoa pode gerar ainda mais proximidade, confiança e fidelidade.

Isso ocorre, especialmente, quando é necessário inserir dados pessoais em um sistema digital, como é o caso, por exemplo, de empresas que oferecem a cotação de seguros de automóveis online. Afinal, para obter os valores, o sistema precisa do CPF do usuário, além de outros dados.

Ao ser surpreendido, em casos como esse, o usuário vai querer ter certeza de estar em um sistema seguro. Para isso, entrará em contato com o portal e se o mesmo oferecer o chatbot, as chances de o usuário sair sem finalizar o preenchimento do formulário de cotação são maiores. Portanto, em situações assim, é melhor oferecer um atendimento humanizado.

Segundo um relatório chamado “E-commerce Trends 2023”, elaborado pela Octadesk e Opinion Box, 88% das pessoas preferem falar com pessoas do que com “máquinas”.

Portanto, é importante otimizarmos processos com a Inteligência Artificial, mas o indicado é usar com moderaçã

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