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Difundindo Crenças
5 de fevereiro de 2025
Carlos Delano Rebouças – Professor de Língua Portuguesa / Educação Profissional
Impressionante como passamos a acreditar que tudo pode ser uma verdade, quando se bate forte e intensamente na mesma tecla, de maneira inteligente e assertiva.
Mas essa crença não acontece apenas por essa única razão. Há também outras forças que muito colaboram para esse extraordinário efeito; que se alinham ao propósito de difundir, de fortalecer, de encantar e de criar uma identidade de uma marca ou um produto.
A partir dessa afirmativa, que corrobora o desejo de se visitar com frequência a mente do cliente e permanecer nela sempre como uma positiva lembrança, os profissionais de marketing e publicidade trabalham slogans criativos, marcantes e assertivos para esse fim. Por décadas e gerações, mantêm-se vivos e ativos nessa empreitada, como se as frases não conseguissem mais se desvincular das marcas e dos produtos, e vice-versa.
“Quem pede um, pede bis”. “Sinta o sabor”. “Quem experimenta não troca por nada”. “Só ele é assim”. “Existem coisas que o dinheiro não compra…”
Talvez muitos que nos leem não sintam dificuldade de relacionar os slogans acima às marcas e aos produtos que fazem ou fizeram parte de nossas vidas. E o mais sensacional é que no dia a dia nos apropriamos (ou foram eles que se apropriaram?) delas nas mais diferentes ocasiões.
Quem já não usou ou ouviu frases, como “Uma boa ideia”, “Você conhece, você confia.”, “É impossível comer um só.” e “A vida inteira com você”?
Pobre de nós que passamos uma vida acreditando que o Nescau é a energia que dá gosto e que a dor sumiu tão somente porque tomamos um Doril! Saiba que quem te deu asas não foi o Red Bull, e sim um publicitário criativo que sabe muito bem explorar as vontades, os desejos. E se ele diz que a Itaipava não tem comparação, quem sou eu para duvidar. Na verdade, o propósito dele é difundir crenças, pois assim como o Itaú, tudo é “feito para você”.
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