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Como uma política de mobilidade sustentável pode aumentar o bem-estar dos colaboradores – e o papel do RH no desafio

A Importância da Política de Mobilidade para o Bem-Estar e a Retenção dos Colaboradores

Empresas que promovem o bem-estar dos colaboradores criam um ambiente de trabalho positivo – e colaboradores felizes e saudáveis ​​ajudam as empresas a melhorar seu desempenho. Portanto, é fácil ver por que o bem-estar da equipe está no centro das políticas de RH atualmente.

A essência do bem-estar dos colaboradores abrange dimensões físicas, mentais e sociais, todas influenciadas pela forma como eles se deslocam diariamente.

Apesar da ruptura provocada pela pandemia de Covid-19, deslocamentos e viagens de negócios continuam sendo um elemento importante da vida cotidiana dos colaboradores. De acordo com a Pesquisa de Mobilidade dos Colaboradores conduzida pelo Arval Mobility Observatory, 98% dos colaboradores ainda se deslocam para o trabalho, enquanto 55% participam de viagens de negócios. A pesquisa foi realizada com 2900 colaboradores de seis países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália e Países Baixos) em novembro de 2022 e agora divulgada. Apesar da amostra ser de países europeus, a realidade do ambiente corporativo pesquisado pode trazer relevantes perspectivas para os escritórios do Brasil.

A pesquisa mostra que, atualmente, os colaboradores preferem ter flexibilidade, autonomia e diversas opções de deslocamento, mas apenas 54% deles estão confiantes no fato de que as organizações aumentarão seu leque de opções de mobilidade. Portanto, criar uma política de mobilidade certa pode aumentar significativamente o bem-estar, a retenção e o crescimento do colaborador.

Como uma política de mobilidade mais sustentável pode aumentar o bem-estar dos colaboradores?

De acordo com a pesquisa, os colaboradores consideram a mobilidade um elemento importante de seu bem-estar e têm grandes expectativas em relação a seus empregadores: 92% gostariam que suas empresas prestassem pelo menos um serviço de mobilidade, enquanto 73% desejam ver a implementação de um orçamento de mobilidade.

Uma política de mobilidade mais sustentável, que englobe diversas formas de deslocamento, pode ser a melhor maneira de enfrentar esta questão, oferecendo aos colaboradores opções e controle sobre o meio de transporte que escolhem. Aqui estão alguns dos seus principais benefícios:

Menos tempo no trânsito, tempos de deslocamento mais previsíveis

Congestionamentos são uma notória perda de tempo. A mobilidade sustentável, através de transportes públicos eficientes ou ciclovias dedicadas, pode muitas vezes oferecer aos colaboradores rotas de deslocamento mais previsíveis e fluidas. Isso alivia o estresse diário dos colaboradores.

Benefícios para a saúde mental

O congestionamento é um fator de stress importante na vida das populações urbanas e tem um profundo impacto negativo em sua saúde e bem-estar.

Fornecer aos colaboradores múltiplas opções de deslocamento pode trazer benefícios psicológicos importantes e reduzir a exposição ao stress do trânsito, além de criar um efeito positivo maior.

Flexibilidade e autonomia na escolha dos métodos de deslocamento

A abordagem “uma opção para todos” das políticas sobre automóveis está se tornando obsoleta no que diz respeito ao deslocamento. Oferecer aos colaboradores a liberdade de escolher seu meio de transporte preferido, seja bicicleta, caminhada, transporte público, compartilhar ou dirigir um carro proporciona uma sensação de empoderamento e flexibilidade e, portanto, pode melhorar a satisfação e capacitação do colaborador.

Como implementar uma política de mobilidade mais sustentável na empresa?

A transição para uma mobilidade mais sustentável requer uma abordagem estruturada e a implementação de diversos elementos. A pesquisa aponta algumas ações que podem levar a empresa nessa direção:

Repense a sua política de mobilidade (e outras políticas também): o primeiro passo para oferecer opções melhores de mobilidade a seus colaboradores é fazer as mudanças certas, como passar de uma política sobre automóveis para uma de mobilidade sustentável que inclua vários meios de transporte, e oferecer mais apoio para horários flexíveis e trabalho remoto.

Envolva os funcionários: a implementação bem-sucedida de uma política de mobilidade sustentável requer a participação ativa e o envolvimento dos colaboradores. Sua adoção e feedback são cruciais na criação de uma política que realmente atenda a suas necessidades e preferências.

Faça alterações na infraestrutura: equipe seu local de trabalho para apoiar o deslocamento, instalando bicicletários, estações de recarga de veículos elétricos e considerando opções como transporte corporativo ou compartilhamento de carro corporativo, com estacionamento dedicado nas instalações do escritório.

Incentive a carona solidária e o compartilhamento de carro: você pode facilitar a carona solidária e o compartilhamento de carro criando um quadro informativo ou uma plataforma digital para ajudar os colaboradores a se conectarem e planejarem seus deslocamentos juntos.

Introduza um orçamento anual de mobilidade e dê aos colaboradores opções de escolha: você pode capacitar os colaboradores a tomarem decisões proativas sobre seus meios de transporte, fornecendo um orçamento anual de mobilidade e permitindo que escolham como alocá-lo entre diferentes opções. Isso promove a sustentabilidade e também dá aos colaboradores uma sensação de controle.

Lidere pelo exemplo: a liderança dá o tom para a cultura organizacional – portanto, a adesão da liderança é crucial. Participar ativamente e defender a mobilidade sustentável envia uma mensagem poderosa para toda a organização. Incentivar sua equipe de liderança a usar toda a gama de opções de transporte disponíveis é fundamental para isso.

Acompanhe os resultados e identifique áreas de melhoria: acompanhe e analise regularmente o impacto de sua política de mobilidade na saúde, satisfação e produtividade dos colaboradores. Buscar feedback é essencial para isso, assim como sua preparação para adaptar suas estratégias para atender às necessidades e aos desafios em constante evolução.

*Cristiane Mireille é Sales, Mobility & Marketing Director da Arval BNP Paribas no Brasil.

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