Como se desconectar do trabalho?

Fotos para artigos (3)

por Ana Lemes, People & Happiness Lead Brazil na Tribal

Como será que nossos avós se “desligavam” do trabalho? Certamente, naquela época era muito mais fácil do que hoje em dia.

Alguns anos atrás, sair do escritório físico, não ter e-mails à mão e, muito menos, celulares com mensagens instantâneas permitia que fosse muito mais fácil deixar as tarefas pendentes, complicações e desafios do dia “longe” da vida pessoal. No entanto, o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação tornaram a separação do trabalho cada vez mais complexa atualmente.

Na Tribal, temos visto, tanto internamente como em PMEs em crescimento e startups, que o bem-estar é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, assim como para a cultura e a produtividade do negócio. E, embora a tecnologia possa ser às vezes um obstáculo à desconexão, as plataformas digitais também são fundamentais para aumentar a produtividade e o tempo livre para que as equipes possam se concentrar nas atividades que devem agregar mais valor ao negócio.

Por isso, compartilhamos a seguir alguns conselhos para contribuir com o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além da definição de limites que permitem fazer isso acontecer. É importante adaptar cada um deles à sua rotina e, assim, definir o estilo de vida ideal para você.

Antes do seu dia de trabalho

Dica 1: Definir limites físicos é importante

Se puder ir ao escritório, recomendamos que vá alguns dias por semana. Agora, se não puder, um ponto importante é estabelecer um local específico para trabalhar, em casa ou em uma cafeteria, por exemplo.

Dê preferência a outros locais que não seu quarto, assim seu cérebro deixará de associar esse espaço a momentos de estresse, para manter o associando a momentos de relaxamento e sono. Se não tiver outra opção, a recomendação é evitar trabalhar na cama principalmente.

Dica 2: Fique longe de interrupções

Se não puder ter um espaço só para você, que permita maior distanciamento da família, colegas de quarto ou amigos, está na hora de contar com a ajuda de alguns acessórios, como fones de ouvido com cancelamento de ruído, cadeira ergonômica e monitor.

Os fones de ouvido o ajudarão a ter mais silêncio, a cadeira evitará tensões musculares e o monitor, por ocupar maior campo de visão, fará com que você se sinta mais imerso no trabalho.

Dica 3: Vista-se para o sucesso!

Se vestir bem para começar o dia coloca sua mente em “modo de ação”, ao invés de “modo de relaxamento”. Mesmo se estiver em casa, é importante usar roupas que normalmente usaria para ir ao escritório.

Durante o seu dia de trabalho

Dica 4: Foco

Defina oito horas (talvez um pouco mais ou menos dependendo das suas tarefas) e se dedique exclusivamente ao trabalho (com as respectivas pausas), para que, ao terminar, possa ter um encerramento completo.

Se houver linhas tênues durante o dia, combinando trabalho e vida pessoal, podemos ter consequências significativas em termos de esgotamento, estresse e desânimo.

Dica 5: Faça pausas

Pense em uma panela de pressão: durante o uso, você precisa liberar a pressão aos poucos para evitar uma explosão repentina. Algo semelhante acontece conosco e com o estresse, portanto, tente fazer algumas pausas efetivas.

Ao ter momentos de respiração consciente, alongamento, atividade física ou diversão, você libera lentamente a tensão do dia. Assim, você evita terminar o dia com estresse acumulado.

Dica 6: Coloque em palavras

Você sabia que muito do nosso estresse vem do acúmulo de pensamentos que passam pela nossa mente? Ao escrever, planejar e agendar um tempo para resolver as pendências, podemos ser mais produtivos, além de liberar a pressão que vai se construindo durante o dia.

Dica 7: Seu calendário é um grande aliado

Não se limite a agendar compromissos. Estabeleça e bloqueie, também, horas específicas para cada tarefa que você precisa fazer e, na medida do possível, cumpra os horários estabelecidos. Isso não apenas o ajudará a gerenciar melhor seu tempo, mas também lhe dará um fechamento mental real das tarefas ao terminar.

Além disso, no final do dia de trabalho, recomendamos desligar o computador, silenciar as notificações e não tentar mais resolver as tarefas em sua mente. Amanhã será outro dia e você terá mais chances pra isso.

Dica 8: Plataformas digitais de gestão e operação

A inclusão e implementação de plataformas digitais corporativas, que facilitam as operações ao integrar, simplificar e automatizar diferentes processos, ajudam a deixar mais tempo livre para as equipas, o que permite maior foco em atividades que agregam valor ao negócio.

Por exemplo, uma das áreas que mais pode aproveitar os benefícios da automação e digitalização nos processos de negócios é a financeira, especialmente para o controle e monitoramento de despesas, tanto para reduzir riscos como para evitar complicações associadas a processos manuais e tradicionais.

Depois do seu dia de trabalho

Dica 9: Hora de dar um descanso à sua mente

Mude de cenário, dê um passeio, converse com um amigo, assista a comédias ou busque um hobby que não exija muita atividade mental, sentimentos de medo, raiva ou intriga. Será como uma massagem para a sua mente.

Dica 10: Reenergize-se com exercícios físicos

Depois de terminar o seu dia, o exercício fará sua mente mudar seus pensamentos, emoções e sensações. Não apenas manterá seu corpo e memória em excelente forma, mas também liberará enormes quantidades de tensão e endorfinas, permitindo uma sensação de relaxamento, bem-estar, contentamento e alegria.

Para terminar

Quanto mais cuidarmos do nosso bem-estar, equilíbrio e vida pessoal, mais agregaremos à nossa própria percepção de valor pessoal, satisfação com a vida e motivação para crescer e melhorar a nós mesmos.

E, se isso não bastasse, sair do trabalho nos momentos certos nos ajudará a ser mais produtivos, criativos e focados. Sem dúvida, o equilíbrio correto pode evitar uma ampla gama de dificuldades mentais, físicas e até econômicas

Lembre-se de que desconectar-se do trabalho não apenas o ajudará a manter uma boa saúde física, mental e social, como também ajudará a criar e manter uma vida equilibrada e valiosa para você.

Incluir essas sugestões no seu dia-a-dia melhorará não só a sua qualidade de vida, mas também a dos que estão à sua volta. Ao ter tempo e energia suficientes para você e sua vida pessoal, inevitavelmente você terá também mais motivação, oportunidade de crescimento e prazer no trabalho. Para viver bem, é preciso se cuidar bem também!

Sobre a Tribal Credit

A Tribal oferece soluções de crédito e pagamentos para startups e pequenas e médias empresas com foco em mercados emergentes. Com sede no Vale do Silício, tem operações na América Latina, África e no Oriente Médio.

Em 2022, a Tribal anunciou sua chegada ao Brasil, depois da captação de US$60 milhões liderada pela SoftBank Latin America Fund com a participação da Coinbase Ventures, BECO Capital, QED Investors e Rising Tide. Além da rodada de investimentos na série B, outras ações foram aproveitadas para adicionar criptomoedas de alto valor e investidores estratégicos, entre eles: Circle Ventures, AGE Fund, Third Prime, Canas Capital e Acuity Ventures.

Com três anos desde a sua fundação, hoje a Tribal conta com mais de 300 funcionários e clientes como Playmatch, Awari, Ben & Frank, Grupo Anderson e Mora Mora no Brasil, México, Chile, Peru e na Colômbia.

Fonte: VCRP

 

Deixe uma resposta