Falando de Gestão

Como saber qual o seu perfil de empresário (e melhorar suas habilidades)

Se você é um empresário e quer entender qual é o seu perfil, confira este texto porque ainda falaremos como melhorar as suas habilidades.

O número de empreendedores no Brasil não para de crescer e, com isso, muitas pessoas passaram a empresárias. Este é o seu caso? Você sabe qual é o seu perfil? Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

Para se ter uma ideia, só em 2022, foram mais de 3 milhões de empresas abertas, de acordo com Mapa de Empresas, feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Este aumento vem também pelo desejo das pessoas de se tornarem empresários, deixando de ter um chefe, por exemplo. Porém, cada cidadão tem o seu perfil e algumas vezes precisa melhorar algumas habilidades para conseguir ter sucesso.

Pensando nisso, vamos falar um pouco de perfis de empresários e dar algumas dicas para melhorar as habilidades.

Como saber o seu perfil de empresário

Empreender pode parecer, muitas vezes, uma tarefa difícil, porém, se você tiver claro quais são as suas habilidades poderá ter muito sucesso no seu negócio. Pensando também que 6 em cada 10 empresas fecham, no Brasil, antes de completar cinco anos de vida.

Para te ajudar, listaremos alguns detalhes do perfil de um empresário para você identificar e, até mesmo, melhorar suas habilidades.

1 – Líder

O primeiro passo para o sucesso de um empresário é saber ser um líder. E este item está bem distante do pensamento que é você ser superior às outras pessoas e, sim, ter o respeito da sua equipe.

Ser líder não é apenas mandar as pessoas fazer alguma tarefa. Na verdade, é muito mais compreendê-las e escutá-las. Após isso, mostrar o caminho a ser seguido para que, juntos, tenham sucesso.

O empresário que é o líder precisa estar presente, reconhecendo as ações realizadas e, claro, mostrando os erros, se necessário.

2 – Perseverante

O empresário perseverante é aquele que, mesmo com os desafios, acredita na sua ideia e não desiste até que tenha sucesso. Porque obstáculos sempre vão existir, não é mesmo?

Imagina um corretor de seguro de carros desistir na primeira vez que o cliente decide não fechar o negócio com ele. Não dá, né? Ele, neste caso, precisa exercitar a sua perseverança para captar outro cliente que não só irá fechar o negócio como indicará o serviço dele para outras pessoas, por exemplo.

Da mesma forma, ele indicará outros tipos de seguros de carro, por exemplo, para ver se consegue convencer o cliente, não é mesmo?

Se, por algum motivo, der algo errado. Utilize este momento para fazer uma avaliação dos pontos positivos e negativos.

3 – Planejador

Um outro perfil é aquele que gosta muito de planejar todas as coisas. E esta é uma característica importante para um empresário, afinal, como ter um negócio sem ter um planejamento, concorda?

Caso esta não seja uma das suas habilidades, busque treinar colocando todos os passos do seu negócio no papel ou em uma planilha no computador, por exemplo.

Separe cada área da sua empresa e comece a traçar os objetivos que devem ser alcançados para que todos tenham a visibilidade. Sem planejamento, a equipe pode ficar andando em círculo e, por conta disso, o alvo não é atingido.

4 – Analítico

Caminhando junto com o planejamento, a visão analítica trará vários benefícios para os seus negócios como, por exemplo, facilidade de monitorar como está o mercado do setor da sua empresa, quais serão as novas tendências, dentre outros detalhes. Aplicando isso, a tendência é encontrar oportunidades e, até mesmo, soluções em momentos de resolução de problemas.

Se você ainda não tem muito este perfil, poderá exercitá-lo começando a buscar informações de como está o negócio focando nos resultados, por exemplo.

Voltando ao caso de um corretor de seguros de carros, o exercício analítico que ele pode ter é fazer um balanço daqueles clientes que não fecharam a apólice com ele olhando os motivos e, com isso, buscando soluções para que, da próxima vez, esta venda seja convertida.

E aí? Qual perfil de empresário você mais se identificou? Conte aqui para a gente nos comentários. Ah! Aproveite para compartilhar como você fez para melhorar as suas habilidades e ter sucesso no seu negócio.

Por Jeniffer Elaina

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *