- Inovação Integrada: O Novo Caminho das Empresas Brasileiras
- A consciência que desperta é também a que assusta — por isso tantos preferem ignorar*
- Americanas abre 140 vagas de emprego no Ceará: uma chance para o primeiro emprego
- Feira do Empreendedor do Ceará 2025: Oportunidades e Inovações para Negócios Crescentes
- Irmãos Lucena transformam a Corpvs de empresa familiar em gigante da segurança que completa 50 anos
- Caravanas movimentam o Ceará rumo à Feira do Empreendedor e ao Siará Tech Summit
Como a Inteligência Artificial está redesenhando os negócios no Brasil
20 de agosto de 2025
Empresas brasileiras compartilham experiências sobre o impacto da IA na transformação de processos, ganho de eficiência e tomada de decisão
A inteligência artificial passou a ocupar um papel estratégico nas empresas brasileiras. De acordo com a 4ª edição da pesquisa da Bain & Company em 2025, 67% das organizações no país já consideram a IA uma das cinco prioridades de negócio, e 17% a colocam como foco principal de investimento. Entre os principais resultados identificados pelas companhias que já utilizam a tecnologia estão ganhos médios de 14% em produtividade e 9% em desempenho financeiro.
Esse avanço na priorização da IA também reflete a resposta do mercado fornecedor de tecnologia. Empresas que desenvolvem ou oferecem soluções baseadas em inteligência artificial têm ampliado sua atuação para atender à crescente demanda por ferramentas que impactem diretamente os resultados dos negócios.
Do varejo à indústria, passando por setores como finanças, saúde e agronegócio, clientes brasileiros já aplicam essas tecnologias para automatizar processos críticos, personalizar ofertas, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência de suas operações.
Na área de gestão documental, por exemplo, empresas como a CBRdoc têm utilizado inteligência artificial para eliminar etapas manuais, reduzir falhas operacionais e acelerar a análise de informações. Com atuação em setores como o financeiro, imobiliário, de energia e agro, a CBRdoc aplica tecnologia para organizar documentos, extrair dados relevantes e apoiar decisões estratégicas.
Segundo os Co-CEOs Rafael Galante e Allan Jorge Mendonça, a automação tem permitido aos seus clientes reduzir retrabalho, agilizar processos como concessão de crédito e liberação de contratos, além de minimizar riscos relacionados à inconsistência de dados e atrasos operacionais.
No setor jurídico isso não tem sido diferente. A D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, desenvolveu a D4Sign.AI, solução que torna a análise de contratos mais rápida, segura e eficiente. A tecnologia utiliza a inteligência artificial para interpretar documentos, gerar resumos automáticos com os principais pontos e facilitar a tomada de decisões com respaldo jurídico.
Segundo o seu fundador e CEO, Rafael Figueiredo, a tecnologia permite identificar cláusulas críticas, responder dúvidas em tempo real e localizar informações específicas, como prazos e valores, sem necessidade de leitura completa. Com isso, o tempo de análise pode ser reduzido em até 70%, acelerando o fechamento de contratos.
E o mesmo movimento de transformação por meio da IA pode ser observado no universo gamer. Em parceria com a empresa americana AllStar, a Gamers Club, maior hub de soluções para esportes eletrônicos no Brasil, tem utilizado a IA para gerar vídeos com os principais highlights das jogadas realizadas pelos usuários em competições, que podem ser compartilhados posteriormente com o restante da comunidade gamer. Hoje são gerados mensalmente mais de 1 milhão de vídeos.
Segundo Gui Barbosa, diretor de parcerias da Gamers Club, com o apoio da ferramenta, as marcas têm ganhado um novo espaço para se conectar com a comunidade gamer, aumentando a sua visibilidade e apostando na geração de conteúdo no segmento.
Na saúde, a adoção da inteligência artificial ainda está em fase inicial no Brasil, mas os sinais de transformação são evidentes. Instituições e profissionais começam a incorporar a tecnologia em diferentes etapas do atendimento, com foco em automação de processos, análise de dados e personalização de protocolos. Embora a presença da IA ainda seja limitada, a tendência é de expansão acelerada, impulsionada pelo potencial de melhorar diagnósticos, aumentar a eficiência clínica e ampliar o acesso à saúde de qualidade.
Um exemplo dessa nova fase é a Bright Brains, primeira healthtech brasileira especializada em neuromodulação não invasiva. A empresa nasce com a inteligência artificial como pilar estratégico, utilizando a tecnologia para personalizar e potencializar um tratamento já aprovado no Brasil, EUA e Europa, com estudos científicos publicados no mundo todo. Atuando diretamente na atividade neural, a IA permite ajustar protocolos de forma individualizada, com base em dados e respostas específicas de cada paciente gera um protocolo centrado no bem-estar do paciente.
No mercado financeiro, onde decisões erradas podem ter impactos significativos, o uso de inteligência artificial exige precisão, segurança e inteligência estratégica. Ainda assim, é um dos setores que mais têm avançado na adoção da tecnologia, especialmente em áreas como automação de atendimento, análise de dados e personalização de serviços. A combinação entre alto volume de informações e necessidade de respostas rápidas torna a IA uma aliada cada vez mais valiosa.
É o caso do Klubi, única fintech autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios no Brasil. A empresa nasceu digital e se aproximou desde o início de um público mais jovem, com a proposta de modernizar e ampliar a experiência com o modelo de consórcio. Para ganhar escala e eficiência, o Klubi desenvolveu a Kris, sua assistente virtual baseada em IA generativa, que atua em frentes como vendas, pós-vendas e retenção. Desde sua implementação, a fintech multiplicou por seis o volume de vendas e já realizou mais de 1 milhão de atendimentos. Hoje, 75% dos chamados são resolvidos diretamente pelo bot, via texto ou voz – o que agiliza a jornada e reduz ruídos de comunicação.
Embora movido por emoções e experiências personalizadas, o setor de casamentos também começa a redesenhar os fluxos de atendimento e desenvolvimento de soluções a partir da inteligência artificial. Auxiliando plataformas especializadas a evoluírem na forma como apoiam casais em todas as etapas do planejamento, a IA contribui significativamente para o sucesso da celebração. No Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, a tecnologia já está integrada a diversos pontos-chave da operação, envolvendo desde a recomendação de fornecedores até o suporte aos casais. Isto otimiza processos internos, garantindo respostas mais ágeis e relevantes.
“Para nós, a inteligência artificial tem sido um catalisador fundamental para redefinir a agilidade e a eficácia com que desenvolvemos e entregamos valor ao mercado. Integrando a IA em pontos cruciais de nossos processos, conseguimos acelerar significativamente o ciclo de vida de nossos produtos digitais, desde a identificação de oportunidades até a entrega de soluções. Isso nos permite não apenas otimizar a tomada de decisão, mas também responder com maior precisão e rapidez às dinâmicas e necessidades emergentes do cenário do mercado de casamentos”, afirma Diego Roiuk, Diretor de Produto do Casar.com.
Para Marcelo Ferreira, diretor executivo da Starian Eficiência Operacional, a utilização da IA tem como propósito impulsionar a digitalização e a inteligência de dados. Segundo ele, há anos a Inteligência Artificial integra a estratégia da empresa, especialmente desde a aquisição da plataforma Checklist Fácil, software para padronização de processos e gestão de dados, líder na América Latina.
Recentemente, a solução foi aperfeiçoada com o Resposta Inteligente, que realiza o reconhecimento de imagens por IA para responder automaticamente aos itens dos checklists. Isso representou um passo importante na missão de tornar os processos operacionais mais inteligentes, rápidos e confiáveis, o que reduziu o tempo de preenchimento em cerca de 60%, eliminou subjetividades e aumentou a confiabilidade dos dados coletados. Esses avanços têm resultado em ganhos concretos para os clientes que utilizam o recurso, especialmente na padronização das avaliações visuais e na identificação automática de não conformidades nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Logística e Qualidade.
Ainda segundo Marcelo, a unidade de Eficiência Operacional segue lançando recursos, como o assistente de texto, que sugere melhorias e corrige a digitação; o comparativo de imagens, que detecta diferenças visuais em segundos a partir de um padrão estabelecido; e um bot que orienta o cliente no uso do software, além de outros projetos que estão em desenvolvimento, todos com foco em otimizar a produtividade das empresas no Brasil e nos 14 países em que atua.
- A consciência que desperta é também a que assusta — por isso tantos preferem ignorar*
- Americanas abre 140 vagas de emprego no Ceará: uma chance para o primeiro emprego
- Feira do Empreendedor do Ceará 2025: Oportunidades e Inovações para Negócios Crescentes
- Irmãos Lucena transformam a Corpvs de empresa familiar em gigante da segurança que completa 50 anos
- Caravanas movimentam o Ceará rumo à Feira do Empreendedor e ao Siará Tech Summit
POST YOUR COMMENTS
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.