Brasil Registra Crescimento de 23% na Abertura de Novos Pequenos Negócios no 1º Semestre de 2025
Brasil ganha 2,6 milhões de novos pequenos negócios no 1º semestre de 2025, um aumento de 23% em comparação com 2024.
No primeiro semestre de 2025, o Brasil viu a abertura de 2,6 milhões de novos pequenos negócios, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Sebrae.
Crescimento Significativo de MEIs
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram responsáveis por 77,3% dos novos negócios, com um crescimento de 24,5% em relação ao ano anterior. Microempresas e Empresas de Pequeno Porte também mostraram aumento, crescendo 17% juntas.
“O crescimento contínuo de MEIs e MPEs é um indicativo positivo para a economia brasileira”, afirmou Décio Lima, presidente do Sebrae. Lima destacou a importância da digitalização e da demanda por serviços especializados na criação de novas oportunidades.
Destaques Regionais e Setoriais
Piauí, Amazonas e Sergipe lideraram o crescimento na abertura de MEIs, enquanto Ceará, Amazonas e Rio Grande do Sul se destacaram nas MPEs. O setor de Serviços foi o principal impulsionador, representando 63,1% das novas aberturas, seguido pelo Comércio (21,5%) e Indústria de Transformação (7,6%).
Principais Atividades Econômicas
Entre as atividades mais registradas para MEIs em junho de 2025, destaca-se o transporte rodoviário de carga e as atividades de malote e entrega, ambos com 7,1% dos registros. Para MPEs, a atenção ambulatorial por médicos e odontólogos foi a mais comum, com 6,5% dos registros.
A diversidade regional e setorial mostra a resiliência e o potencial do empreendedorismo brasileiro, contribuindo significativamente para a economia do país.
- Método que utiliza jogos, livros e tecnologia, Super Cérebro Longevidade tem conquistado adultos e idosos em Fortaleza
- Entrevista com Esther Emili, CEO e Fundadora da Sinclus
- Uece/Dell abre inscrições para Programa Gratuito de Ensino Digital com 3 mil vagas on-line
- Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro
- Ceará tem aumento de 21% nas aberturas de empresas e serviços lideram crescimento

