4 habilidades que serão exigidas do RH em 2026
Cada vez mais, o RH tem assumido um papel estratégico na definição dos rumos das empresas, deixando de lado o estereótipo de ser uma área apenas de suporte. A combinação entre aceleração tecnológica, novas dinâmicas de trabalho e exigências por cultura, performance e resultados está transformando o que se espera dos profissionais de recursos humanos, e em 2026, isso será ainda mais evidente.
Esse movimento ganha ainda mais relevância quando se observa um dos principais desafios da área: 70% dos líderes de RH acreditam que gestores atuais ainda não estão preparados para desenvolver novos líderes de nível médio de forma eficaz, conforme apontado no relatório “Top 5 Priorities for HR Leaders in 2025”, da Gartner. Existe uma lacuna entre o que as empresas precisam e a capacidade real das lideranças em conduzir times prontos para o futuro.
Para Vivian Tenuta, head de RH da Corning, essa desconexão reforça a urgência de um novo perfil profissional. “A velocidade das transformações está exigindo um RH que enxergue mais longe. Não basta conhecer processos, é preciso interpretar todo o contexto, apoiar os colaboradores e prepará-los bem para um ambiente onde a mudança é constante”, afirma.
Diante disso, Vivian destaca quatro habilidades que serão exigidas do RH em 2026. Confira:
1. Domínio da Inteligência Artificial
Sabemos que a IA já faz parte da rotina de grande parte das empresas, mas o avanço da tecnologia mudou o nível da exigência. Não basta utilizar a IA, o RH precisará compreender como aplicá-la de forma estratégica, garantindo eficiência sem perder critério, analisando riscos e usando os dados gerados pelas soluções para orientar decisões.
2. Boa gestão de mudanças
A adaptação constante seguirá como uma das maiores dores das organizações. Segundo a Gartner, 74% dos líderes de RH dizem que gestores não estão preparados para liderar mudanças, e 73% concordam que os funcionários estão fatigados com tantas mudanças. Por isso, o RH tem um papel central na condução dessas transações, sendo responsável por liderar iniciativas que auxiliam na adaptação da equipe.
3. Análise de dados aplicada ao comportamento organizacional
A área precisará ir além de relatórios de desempenho. O RH de 2026 deverá ser capaz de interpretar dados de forma integrada (produtividade, movimentos internos, riscos de turnover e outros fatores), transformando tudo isso em diagnóstico e direcionamento.
4. Visão humana e foco consistente em bem-estar
Mesmo com o avanço tecnológico, a dimensão humana continuará sendo o diferencial. As empresas buscarão profissionais de RH capazes de manter o equilíbrio entre resultados e cuidado com as pessoas. Isso inclui segurança psicológica, saúde física e emocional, clima organizacional e práticas que reforcem a experiência do colaborador. Enfim, sem o lado humano, nenhuma estratégia trará resultados.
Leia Mais
- Bem-estar no trabalho regride mesmo com avanços na transformação digital
- 4 habilidades que serão exigidas do RH em 2026
- Crescer Rápido Demais na Carreira: Um dos Maiores Erros para Profissionais e Empresas
- Produtividade sem Pressão: o caminho para criatividade e bem‑estar nas empresas
- Do uso de serviços à comunicação com a família, as aulas de TI têm ajudado e acolhido alunos do Super Cérebro Longevidade

