Falando de Gestão

TIM ativa rede 5G Standalone em Recife, Fortaleza e Natal

Rede móvel de quinta geração cobrirá inicialmente 64 bairros nas três capitais. Número de antenas ativadas é de pelo menos o dobro da exigência da Anatel. Não será necessário trocar o chip, basta um celular compatível para conectar à rede 5G da TIM.

A TIM ativa nesta segunda-feira, dia 5, sua rede 5G Standalone, que opera na frequência de 3,5GHz, em mais três capitais brasileiras, conforme liberação da Anatel: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN), totalizando 15 cidades brasileiras com o sinal do chamado 5G puro. Em todo o Nordeste já são cinco capitais com 5G, contando com João Pessoa (PB) e Salvador (BA), ativadas em julho e agosto, respectivamente. A cobertura inicial chega a 65 bairros nas três novas capitais, com ampliação gradativa dos bairros cobertos, de acordo com a evolução da demanda. O número de antenas é pelo menos duas vezes maior que o mínimo exigido pelas normas do leilão, em cada cidade.

Brasília foi a primeira a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Em Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a TIM iniciou o serviço de 5G já com cobertura em 100% dos bairros.

“O Nordeste é estratégico para a TIM e temos feito investimentos robustos em infraestrutura e novas tecnologias. Hoje temos a maior cobertura 4G da região e vamos ter também a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo de início nas capitais pelo menos o dobro da cobertura mínima exigida. Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros”, destaca Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Em Fortaleza, o 5G SA da TIM começa abrangendo 31 bairros, como Meireles, Aldeota, Papicu, Damas, Vila União, Jardim América e Itaperi, entre outros. Já na capital pernambucana, serão beneficiados, inicialmente, 19 bairros, com a meta de alcançar todos da cidade ainda neste ano. Em Natal, a rede de quinta geração chega a 15 dos 36 bairros da capital potiguar. (Veja lista dos bairros de cada cidade abaixo)

Nos três estados, a TIM está presente em 100% dos municípios com o 4G, o que representa antecipação da meta nacional de chegar a todas as cidades do país com 4G até 2023. “A ativação do 5G faz parte de uma ampla jornada da companhia, que vem preparando sua infraestrutura de rede para a chegada desta quinta geração com a expansão da cobertura 4G para 100% dos municípios nordestinos”, diz Talento.

Novas experiências para o consumidor
Com velocidades de navegação até cem vezes maior que na rede 4G, o consumidor poderá, por exemplo, fazer o download de um filme completo em segundos. Quem trabalha em home office vai conseguir baixar e enviar documentos pesados quase que instantaneamente e profissionais que utilizam nuvem ou precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências.

Outra grande vantagem do 5G é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e com qualidade de navegação. Essa característica vai transformar completamente a experiência em grandes eventos, como partidas de futebol no Maracanã, o Réveillon de Copacabana e os desfiles das escolas de samba na Sapucaí.

A primeira oportunidade de conhecer o potencial da nova rede é o Rock in Rio Brasil 2022, maior festival de música e entretenimento do mundo, que começou em 2 de setembro. A TIM, patrocinadora oficial do evento, terá 100% de cobertura 5G na Cidade do Rock, além de realizar diversas ativações para aproximar a tecnologia das mais 700 mil pessoas que passarão por lá. A operadora estima que cerca de 10% do tráfego de rede durante o festival já aconteça na quinta geração, o que será importante para monitorar e acompanhar o comportamento do consumidor.

O 5G também deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos pilotos com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.

Pioneirismo no 5G
A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.

Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Listas de Bairros:

FORTALEZA
Alagadiço
Aldeota
Carlito-Pamplona
Cidade dos Funcionários
Damas
Dionísio Torres
Edson Queiroz
Fátima
Itaperi
Jacarecanga
Jardim América
Joaquim Távora
Jóquei Clube
Luciano Cavalcante
Manuel Sátiro
Maraponga
Meireles
Mondubim
Mucuripe
Pan-Americano
Papicu
Parangaba
Parque Manibura
Parque Santa Rosa
Praia do Futuro
Quintino Cunha
Rodolfo Teófilo
São João do Tauape
Vicente Pizón
Vila Peri
Vila União

RECIFE
Aflitos
Alto Santa Terezinha
Apipucos
Boa Viagem
Casa Amarela
Casa Forte
Derby
Graças
Macaxeira
Madalena
Morro da Conceição
Parnamirim
Pina
Soledade
Tamarineira
Torre
Torrões
Várzea
Zumbi

NATAL
Alecrim
Barro Vermelho
Candelária
Capim Macio
Centro
Lagoa Nova
Lagoa Seca
Mãe Luiza
Neópolis
Nova Descoberta
Pajuçara
Petrópolis
Ponta Negra
Redinha
Tirol

Informações para a imprensa
TIM Brasil | MassMedia Comunicação

Tags: , ,
About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *