- Como Estruturar Uma Equipe de Vendas
- Senac e Ministério do Turismo abrem centenas de vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, há vagas para o Ceará
- Na mira do Simples Nacional, 70% das micro e pequenas já enfrentaram dificuldades em pagar contas
- Pague Menos apresenta forte crescimento no 3T24 com lucro de R$ 53,9 milhões e expansão de 32,6% no EBITDA ajustado
- Grupo Mateus inicia obras em unidade da Aldeota, antigo Carrefour
Você sente culpa ao sair de férias? Cuidado!
6 de setembro de 2022Ricardo Chaves acolhe e humaniza angústias existenciais das lideranças e mostra o caminho para o autocuidado em livro
Pressão por resultados, situações de estresse, responsabilização por toda equipe, sem contar problemas familiares e financeiros. Este é o cenário propício para o agravamento da saúde mental de líderes. Quem acolhe e humaniza as angústias e frustrações de lideranças é o psicólogo, Ricardo Chaves, que analisa o tema em Liderança no Divã.
Vista como um tabu em muitas áreas, a saúde mental sofre um preconceito ainda maior em cargos de chefia ou coordenação de equipes – alerta o especialista em saúde mental e desenvolvimento de líderes. Estes profissionais são geralmente vistos com estereótipos de perfeição e excelência, relegando a um segundo plano o tratamento das emoções e o desenvolvimento da maturidade emocional.
“Perante à sociedade, o autocuidado do líder fragiliza a posição, vulnerabiliza o herói e destrona a referência. Nos exigimos acima do que realmente é possível para um ser humano competente e saudável”, alerta o especialista, que também viveu na pele a posição de liderança, já a partir dos 19 anos.
Entre os psicodiagnósticos originados nas relações de trabalho – e que o líder não está imune – estão depressão, ansiedade, burnout e condutas autodestrutivas, por exemplo, o uso abusivo de substâncias psicoativas, alcoolismo, dependência de drogas lícitas e ilícitas, ao comportamento suicida. “Todo líder experimenta, em situações específicas, momentos de solidão e profunda angústia existencial. Poucos admitem isso”, reconhece Ricardo.
Publicado pela DVS Editora, Liderança no Divã é um manifesto para que líderes parem de ignorar o autocuidado mental. Mas traz igualmente lições valiosas a todos que buscam autoliderar, aprender como desenvolver a maturidade para diálogos mais assertivos, além de entender sobre os próprios desejos, ambições e reações.
Ficha Técnica
Título: Liderança no Divã
Subtítulo: Uma análise acolhedora, humanizada e prática sobre o desafio de liderar
Autor: Ricardo Chaves
Editora: DVS
Ilustrações: Cibele Maldonado
ISBN: 978-65-5695-059-4
Formato: 23×16 cm
Páginas: 272
Valor: R$ 79
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor: Ricardo Chaves é um amante da vida, apaixonado pelo tema liderança e saúde mental/integral. Psicólogo, palestrante, escritor, especialista em desenvolvimento de lideranças, atua profundamente no desenvolvimento de competências em líderes e equipes; sócio proprietário na RICKCHA Educação Corporativa, atuou intensamente por mais de 18 anos na gestão de empresas, organizações de saúde, educação e consultorias. Especialista em educação não formal e saúde mental e trabalho.
Site: www.rickcha.com.br/livro
POST YOUR COMMENTS