Quais são as áreas em que um auxiliar administrativo pode atuar?

Banner Post (2)

Uma dúvida constante de muito jovens que vão ingressar no mercado de trabalho é sobre quem pode exercer as atividades de Auxiliar Administrativo.

A função de Auxiliar Administrativo sempre foi uma das principais portas para jovens acessarem o mercado de trabalho.

Essa função tem como pré-requisito a formação de nível médio. Algumas empresas também esperam que os candidatos a uma vaga de auxiliar administrativo tenham algum curso de qualificação profissional.

Empresas pequenas médias e grandes necessitam desses profissionais para executarem as rotinas administrativas nos mais diversos setores das empresas.

Possibilidade de Carreira

Muitos supervisores, gerentes e até diretores de empresas começaram sua carreira como auxiliar administrativo e depois com muita dedicação e continuação de seus estudos foram crescendo profissionalmente dentro da empresa.  Em uma pesquisa realizada pela empresa Catho 73% dos ocupantes desses cargos optam por continuar seus estudos na área de administração de empresas

A pessoa que vai desempenhar a função de auxiliar administrativo pode trabalhar nas mais variadas áreas dentro de uma empresa como área de vendas, contabilidade, logística, recursos humanos entre ouros.

Quais áreas o auxiliar administrativo pode atuar

As principais áreas que os as pessoas que desejam desempenhar a função de auxiliar administrativo podem trabalhar, segundo o site da Catho Online são:

  • Serviços de auxílio ao controle financeiro
  • Estruturação e organização de arquivos de documentos
  • Preencher planilhas e formulários
  • Atendimento – encaminhamento de clientes, recebimento de fornecedores e materiais
  • Elaboração de agendas
  • Redação de comunicados

Os candidatos que optarem por iniciarem a entrada no mercado de trabalho exercendo a função de auxiliar administrativo deve ficar atento também a sua formação técnica como saber o Pacote Office onde o candidato aprende a usar o editor de textos Word e o programa de edição de planilhas Excel.

As Soft Skills

Além das competências técnicas os candidatos devem investir também no desenvolvimento das competências comportamentais, as chamadas soft skills. Como exemplo de soft skills a serem desenvolvidas temos:

  • Autoconhecimento: É a habilidade que tem uma pessoa de conhecer-se, sabendo quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos.
  • Empatia: A empatia se resume na capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, ou seja, tentar entender os sentimentos deste para, assim, compreender as suas atitudes.
  • Assertividade: Assertividade é uma habilidade emocional que faz com que um indivíduo consiga tomar uma posição clara, ou seja, ele não fica “em cima do muro”.
  • Ética: A ética deve ser entendida como sendo um conjunto de princípios básicos que tem por objetivo regular o costume, a moral e o costume das pessoas.
  • Flexibilidade: Essa habilidade tem a ver com se adaptar as mudanças e estar aberto a elas.

Agora que você já sabe o faz um Auxiliar Administrativo e quais os requisitos ele deve ter para ter sucesso nessa profissão faça um Curso de Auxiliar Administrativo do Curso24Horas e tenha mais chances de entrar no mercado de trabalho.

Comments are closed.