O Natal e a necessidade de comemorar
Por Redação Falando de Gestão
O Natal é um tempo de celebração e, como todo tempo festivo, é muito importante que as empresas comemorem essa data do ano como meio de promover a integração entre os funcionários.
No mundo corporativo de hoje, a dinâmica do dia a dia está cada vez mais complexa e corrida. Faz-se necessário que, no final do ano, haja uma pausa, principalmente para confraternizar entre os funcionários e as lideranças.
Com certeza, os tempos estão difíceis e qualquer custo adicional faz muita diferença nas contas da empresa, mas isso não justifica deixar de comemorar.
Existem muitas opções simples, como, por exemplo, organizar um almoço entre os funcionários de cada setor. É preciso estimular que cada área da empresa tenha sua própria confraternização e, o mais importante, é que os custos sejam patrocinados pela empresa.
Obviamente, quando se realiza uma confraternização de Natal, não será possível agradar a todos — isso é certo. Porém, pior do que não agradar a todos é não fazer nada, nunca celebrar as conquistas ou reservar um momento para evitar assuntos desagradáveis de trabalho que possam desunir a equipe.
Na minha opinião, existem muitas maneiras de comemorar o Natal com os funcionários da empresa. Como exemplo, um crédito natalino no vale-alimentação é uma ação que não custará caro e deixará todos contentes e gratos pelo reconhecimento. Outra ação importante é distribuir para toda a empresa um presente, como um aparelho eletrônico — por exemplo, uma televisão —, o que deixará todos empolgados e agradecidos pela lembrança.
Uma iniciativa muito interessante também é oferecer um simples panetone aos funcionários da empresa. A embalagem pode ser personalizada com uma mensagem de Natal ou uma mensagem da diretoria, trazendo motivação para o ano de 2026.
O que não pode acontecer é deixar de comemorar, pois é um momento em que todos dentro da empresa merecem dar uma pausa para refletir sobre como foi o ano e se preparar para o início de 2026. Se a situação da empresa permitir, é interessante comemorar com a família do funcionário — filhos e cônjuges — ou promover um dia especial para que os filhos conheçam o dia a dia de trabalho dos pais, com brincadeiras e um lanche especial. É muito importante pensar nisso, pois ainda dá tempo de organizar uma confraternização natalina.
Foto : Pixels
Leia Mais
- Imposto Seletivo é penalidade ou oportunidade? O papel dos incentivos à inovação para o futuro do setor automotivo
- A magia do Natal já contagia as ruas de Caucaia e Fortaleza com a circulação do ônibus iluminado da Empresa Vitória
- No mercado pet desde 2023, DNE Diagnósticos Nordeste humaniza ambiente de trabalho com a presença de animais de estimação
- O Natal e a necessidade de comemorar
- Estrategista elenca investimentos que devem se destacar até o início de 2026

