Falando de Gestão

Marketing em foco: 5 dicas para construir uma carreira de sucesso

Coluna Carreira

Lincoln Ferdinand

Carreira

*Por Lincoln Ferdinand, head de marketing na Dome Ventures

O mercado do marketing está em constante evolução e recebe fluxo contínuo de novos profissionais a cada ano. Segundo levantamento recente da Cortex e do Mundo do Marketing, há mais de 180 mil agências de marketing e comunicação ativas no Brasil, sem contar os inúmeros departamentos internos, em médias e grandes empresas, que não foram incluídos na contagem. Para alcançar êxito na área, é preciso se destacar em meio às competências necessárias.

Separei, então, cinco importantes recomendações para quem pretende avançar na carreira.

1 – Ter visão estratégica 

O marketing não deve ser visto apenas como uma área isolada, mas também como parte essencial da operação de qualquer empresa. Integrar o setor ao planejamento estratégico da organização e colaborar com outras equipes (comercial, financeira, inovação, comunicação, customer success etc.) é fundamental. Uma visão mais ampla do marketing, operando de forma multicanal e omnichannel, permite entender melhor a jornada e o comportamento do consumidor e construir estratégias alinhadas aos objetivos da companhia. 

2 – Adaptação rápida aos desafios

O maior obstáculo dos últimos tempos é lidar com as mudanças aceleradas, especialmente ligadas às novas tecnologias da informação e comunicação. A globalização e as transformações tecnológicas geram novos hábitos de consumo e demandam atualização. Criar valor para o consumidor em meio a essas transformações requer adaptação contínua. Em setores específicos, como os que envolvem inovação para o setor público, o desafio maior é construir confiança e credibilidade em um ambiente burocrático, em que os procedimentos formais e a transparência são muito importantes. Assim, é preciso criar mais confiança, credibilidade e autoridade para a marca, com a finalidade de conseguir comunicar e provocar valor para a sociedade.

3 – Desenvolver habilidades técnicas e pessoais

Os candidatos devem desenvolver não só qualificações técnicas da área, como atualização em ferramentas digitais, análise de dados, SEO e automação, mas também, habilidades interpessoais e comportamentais, as chamadas soft skills. Empatia, boa comunicação, cooperação, trabalho em equipe, organização e versatilidade para lidar com os desafios do dia a dia são exemplos de características essenciais. A visão estratégica também demanda um perfil analítico, capaz de entender o negócio e as vendas de maneira abrangente e eficiente.

  1. Investimento em qualificações

É imprescindível que o profissional de marketing esteja comprometido com uma trajetória de aprendizado constante, abrangendo não apenas sua área de atuação, mas também outras disciplinas correlatas. O investimento contínuo na própria formação é indispensável para manter a excelência e acompanhar as demandas de um cenário competitivo e em incansável transformação.

5 – Estar atento às novidades do mercado

A formação da nova geração abrange diversas áreas, desde criatividade e comunicação até negócios e empreendedorismo. O mercado atual valoriza profissionais que se adaptam rapidamente, são curiosos e buscam sempre novos aprendizados. As empresas estão incentivando essa formação por meio de oportunidades de capacitação, flexibilidade no trabalho e reconhecimento da importância dessas habilidades no contexto atual.

*Por Lincoln Ferdinand, head de marketing na Dome Ventures, uma venture builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil.

NB Press Comunicação

Foto: Divulgação

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *