Falando de Gestão

Green Skills Ganham Destaque no Mercado de Trabalho em Busca de Sustentabilidade

A conscientização ambiental e a adoção de práticas têm se tornado prioridades crescentes no cenário empresarial, impulsionando uma demanda por habilidades verdes, conhecidas como habilidades verdes. Essas competências são fundamentais para executar tarefas de maneira responsável ambiental e socialmente, em linha com a busca por redução das pegadas ecológicas.

Apesar dessa tendência, uma pesquisa conduzida pelo ManpowerGroup (2023) revelou que apenas 34% das organizações iniciaram a compreensão e definição dos requisitos para empregos verdes ou funções que exigem habilidades verdes. Encontrar profissionais qualificados é apontado como o maior desafio nesse processo (56%). Entre as áreas que mais exigem essas habilidades estão TI & Dados (43%), Operações e Logística (37%), Manufatura e Produção (37%) e Administração e Suporte de Escritório (34%).

Para Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do ManpowerGroup Brasil, a economia e os negócios estão se tornando cada vez mais sistêmicos e integrados, exigindo profissionais qualificados em habilidades verdes. A diretora destaca a importância de integrar essas habilidades na estratégia das empresas e na formação dos profissionais para uma transição efetiva em direção a uma economia verde.

As empresas enfrentam o desafio de encontrar profissionais comprometidos com práticas ansiosas, confiantes para um futuro equilibrado e consciente. Ainda na fase de aprendizado, o mercado está explorando as diferentes vertentes das habilidades verdes que fazem sentido para cada setor de atuação. As áreas mais demandadas atualmente incluem sustentabilidade, saúde e segurança ocupacional, energia renovável, meio ambiente, responsabilidade social corporativa e reciclagem, de acordo com pesquisa do Linkedin em 2022.

Fonte: Agência NoAr

About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *