- Grupo Mateus inicia obras em unidade da Aldeota, antigo Carrefour
- Pague Menos e Extrafarma promovem a 3ª Semana da Integridade para reforçar o compromisso com ética e liderança
- Ceará Atinge R$ 2,8 Bilhões em Investimentos Públicos em 2024, com Foco em Infraestrutura e Serviços Essenciais
- A Criatividade que Não nos Ensinaram: Desafios e a Importância de Pensar Diferente
- Supermercado Guará anuncia nova unidade na Avenida Washington Soares para 2025
Fundação Itaú inaugura escola on-line gratuita e forma novas parcerias com universidades, reforçando o seu compromisso com a educação
18 de outubro de 2024Está no ar a Escola Fundação Itaú, plataforma online e gratuita acessível em fundacaoitau.org.br/escola. Além de reunir os cursos dos antigos Polo Itaú Social e Escola Itaú Cultural, ela oferece trilhas formativas em diferentes áreas da arte, cultura e da educação. Ainda, em parceria com renomadas universidades, somam-se ao currículo da instituição três novos lançamentos de mestrados e um doutorado.
São eles: Mestrado Profissional em Formação de Formadores com foco em Anos Finais do Ensino Fundamental, uma parceria entre o Itaú Social e a PUC-SP; Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, com foco em Gestão Cultural, parceria do Itaú Cultural com a Universidade Federal do Ceará (UFC); e Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas e Impacto Social, da UFC com o Itaú Social. Será lançado, também, o Doutorado Profissional em Economia com Ênfase em Cultura e Educação, junto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Todos terão o início do processo seletivo ainda neste ano. Os mestrados se somam a outros três já em andamento. No conjunto, resultam em uma comunidade de 450 alunos formados e em formação apenas no ambiente acadêmico, em 2025.
“A Fundação Itaú tem uma sólida trajetória de atuação na área da formação, especialmente através do Itaú Cultural e do Itaú Social”, observa Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. “O lançamento da Escola Fundação Itaú reafirma nosso compromisso com a ideia de que educação e cultura são pilares essenciais para ampliar a participação social, estimular a inclusão e ampliar a pluralidade”, continua ele para concluir: “ao promover essa poderosa aliança entre educação e cultura na Escola, por meio de diversas curadorias e cursos, reforçamos uma energia transformadora voltada para a equidade.”
Escola Fundação Itaú
Reunindo o Polo IS, criado pelo Itaú Social em 2019, e a Escola IC, lançada pelo Itaú Cultural em 2020, a Escola Fundação Itaú emerge como uma única plataforma digital e gratuita com foco em arte, cultura e educação. Oferece, no total, 122 cursos assíncronos que, até agosto deste ano, alcançaram 326 mil inscrições e a emissão de 28 mil certificados.
A plataforma traz diversos cursos de apoio para o professor, figura fundamental para o processo educativo, que encontra na Escola Fundação Itaú temáticas como Ame Sua Mente na escola, voltado para saúde mental, As múltiplas formas de aprender das crianças e Experiências educativas em museus comunitários.
A plataforma oferece, também, seleções de cursos em múltiplas trilhas formativas e temas diversificados, como Para formar leitores, Para aprender com os povos indígenas, Para fortalecer comunidades e territórios, Para compreender o mundo digital, Para unir educação e arte, Conhecendo as mentalidades matemáticas e Para agir pela equidade.
Até o final do ano serão lançados mais quatro cursos, sempre digitais, assíncronos e gratuitos: Estratégias socioemocionais na Educação Infantil – Curso Introdutório, Educação Integral e Assistência Social, Cruzando campos do saber: poéticas afro-brasileiras e educação e Projetos culturais: Por onde começar?
Mestrados e Doutorado
Os lançamentos de cursos de pós-graduação em parceria com importantes universidades brasileiras dá continuidade a uma série de iniciativas da Fundação Itaú na área da formação acadêmica. Neste ano, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura, Educação e Ciência, uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, completa 10 anos de existência – a atual titularidade reúne, pela primeira vez, três mulheres indígenas: Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites.
Some-se três mestrados profissionais já desenvolvidos pela instituição: Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, que está em sua primeira turma; Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, parceria com a UFRGS, já em sua quarta turma; e Mestrado Profissional Artes da Cena, com a Escola Superior de Artes Célia Helena, na terceira edição.
Sobre os novos lançamentos, as novidades serão sempre divulgadas no site da Fundação Itaú: fundacaoitau.org.br.
Sobre a Fundação Itaú
Com o intuito de inspirar e criar condições para promover o desenvolvimento de cada brasileiro como cidadão capaz de transformar a sociedade, a Fundação Itaú foi criada em 2019. A instituição dedica programas, ações e articulação com diferentes setores da sociedade para atender às urgências do Brasil contemporâneo. Estruturada em três vertentes – Itaú Cultural, Itaú Educação e Trabalho e Itaú Social –, a Fundação garante a continuidade do trabalho desenvolvido ao longo de décadas nos campos da educação e da cultura, a expansão desse legado e uma governança ainda mais robusta – sem perder a legitimidade e a autonomia que sempre marcaram suas iniciativas. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.
Imagem: Reprodução
POST YOUR COMMENTS