Falando de Gestão

Desconstruir rival em debate presidencial pode afastar eleitores indecisos, aponta especialista.

Em primeiro debate presidencial na BAND candidatos a presidente têm focado a discussão em acusações e trocas de farpas.

A tática da “desconstrução de imagem”, usada pelos profissionais de marketing político que comandam as campanhas dos presidenciáveis nas eleições deste ano, foi o que marcou o primeiro debate entre os candidatos na Band TV.

Para além das repetitivas críticas contra administrações petistas, principalmente no governo Lula e contra o atual presidente Jair Bolsonaro, também trocam ataques pessoais, ironias e acusações mútuas de corrupção e incompetência num jogo em que mais vale aumentar o nível de rejeição do adversário do que apresentar soluções aos problemas públicos do país.

Janiel Kempers, que é jornalista e especialista em marketing, pontua que embora as táticas para minar os oponentes funcionem em qualquer disputa eleitoral polarizada, o confronto acrescenta pouca mensagem aos eleitores. Mas por se concentrar no lado negativo, o debate da “desconstrução” pode alimentar a rejeição dos cidadãos à política e aumentar as abstenções e votos inválidos.

“Quando as pesquisas mostram que determinado candidato pode ameaçar outro, a desconstrução costuma ser usada como tentativa de conter esse crescimento. Entretanto, ao assistir aos debates, os indecisos, que são público-alvo de qualquer campanha, muitas vezes procuram propostas, o candidato mais adequado, em vez de troca de farpas”, ressalta.

O especialista entende ainda que toda essa discussão, pode gerar danos irreversíveis para nossa democracia.

“Para nossa democracia é uma perda que não tem volta, nós estamos perdendo completamente a capacidade de discutir aquilo que realmente importa. Vivemos em um país onde os candidatos valem mais pela simbologia do propriamente pelo que podem fazer pelo país”, finaliza.

Polarização

 O efeito dessa polarização entre esquerda e direita, tem um resultado ainda mais devastador: a forma como o povo brasileiro lida com a política. “Não se trata de política, e sim sobre ‘qual time está ganhando’ como se estivéssemos em um jogo de futebol”, finaliza.

Neste aspecto é quando a polarização atinge seu auge. Torna-se incapaz de ambas as ideologias, criarem argumentos convincentes e conciliarem assuntos que na verdade são interesses de todos.

About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *