Thursday, 25/7/2024 | 4:28 UTC-3
Falando de Gestão

Como trabalhadores à procura um emprego podem evitar cair em golpes

Você está em busca por uma vaga no mercado de trabalho? A Secretaria do Trabalho (SET), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), está sempre atenta para conectar os trabalhadores com as empresas que estão à procura de novos talentos.

Mesmo com esse apoio, algumas pessoas acabam buscando outras alternativas e ficam suscetíveis as falsas esperanças ou golpes nessa trajetória. “Os trabalhadores precisam ficar atentos as mensagens que recebem, quer seja por e-mail ou aplicativos de celular. A gente sempre orienta que, na dúvida em relação à vaga, procure a empresa para mais informações, mesmo pelo site é possível encontrar orientações. Estejam também atentos aos conteúdos da vaga: grafias erradas, cobranças de taxas ou mesmo promessas muito fora da realidade já devem ser sinais de alerta”, orienta o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Para auxiliar nesse trabalho, veja oito dicas muito importantes na busca por emprego:

1 – Não clique em links duvidosos.
2 – Pesquise sobre a empresa.
3 – Se candidate apenas em sites e plataformas confiáveis.
4 – Desconfie de promessa de vagas garantidas.
5 – Suspeite da cobrança de taxas para participação em processos seletivos.
6 – Duvide de anúncios com erros de grafia no e-mail e/ou endereço inválido.
7 – Desconfie da existência de vagas com promessas de bons salários e poucas exigências.
8 – Suspeite da oferta de contratação sem entrevista.

O secretário acrescenta ainda que “o trabalhador não deve perder a esperança, pois existem diversas alternativas confiáveis nesse processo, a exemplo do IDT/Sine, que oferece um serviço público e gratuito e possui diversas unidades em todo o estado, para atender os cearenses”.

IDT/SINE tem mais de 2,1 mil vagas abertas

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) segue captando oportunidades e, nesta quinta-feira (1°), conta com a disponibilidade de 2.133 vagas em suas Unidades de Atendimento em todo o Ceará. Do total, há 261 quadros voltados exclusivamente à pessoa com deficiência.

A lista, que abrange diversos setores e ocupações, reúne vagas para teleoperador, auxiliar de logística, auxiliar de limpeza, operador de telecobrança, garçom, manicure/pedicure, servente de obras, ajudante de carga e descarga de mercadoria, motorista de caminhão e pedreiro, entre outras.

O presidente do IDT, Raimundo Angelo, orienta: “O trabalhador pode ter acesso à relação completa das vagas no portal da instituição, onde também é possível agendar o atendimento. Caso não queiram realizar o agendamento, os interessados podem ir diretamente a alguma das 18 unidades do IDT no estado, sabendo que serão atendidos mediante a disponibilidade de horários”.

Serviço

Para consultar as vagas, agendar atendimento ou encontrar mais informações, acesse o portal www.idt.org.br

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará.

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará