- Estratégias para Desenvolver Futuros Líderes: O Papel dos Processos Seletivos 🌟
- Sine Municipal de Fortaleza oferta 1.697 vagas de trabalho
- Mulheres no poder: Rompendo padrões ou repetindo a história?*
- Comunicação Interna nas Empresas: Como Superar os Boatos e Engajar Colaboradores com Estratégia
- 🚗 Ceará Iniciará Contratação de Mão de Obra para Polo Automotivo em julho
Direto da FIBO, maior feira fitness do mundo, na Alemanha, CEO da rede de academias Allp Fit aponta novidades e expectativas do setor que deverão impactar o mercado brasileiro
15 de abril de 2024
Novos hábitos turísticos da Gen Z, IA no mundo esportivo e academias que vão além da jornada fitness padrão são algumas das principais tendências do setor

Anderson Franco Foto Divulgação
A agenda do CEO da Allp Fit, Anderson Franco, anda movimentada. Em meio a uma série de inaugurações da rede de academias que mais cresce no Brasil, com projeção de atingir 100 unidades em funcionamento até o final do ano, o empresário mineiro divide seu tempo entre a rápida expansão da marca e a participação nos principais eventos e encontros fitness, com intuito de captar e difundir tudo que há de mais novo em um setor que movimenta mais de R$ 8 bilhões anualmente no Brasil.
Apesar do crescimento exponencial no número de academias por todo o país, o mercado fitness se mostra mais pronto do que nunca para comportar novos praticantes de um estilo de vida mais saudável. Fato é que o Brasil, de acordo com a associação global de saúde fitness (IHRSA), possui a quarta maior população mundial a frequentar academias, entretanto, esse número representa apenas 21% da população.
Imerso em um dos setores que mais se destacaram no pós-pandemia, o executivo mineiro comenta três grandes tendências observadas para o segmento fitness e wellness, diretamente da FIBO. O evento ocorre na cidade de Colônia, cidade com 2000 anos, que se estende ao Rio Reno, que o empresário visita a convite do CEO da marca líder em equipamentos, Matrix, Reginaldo Recchia.
Academias com mais serviços
Com a crescente competição no setor fitness, tanto no Brasil quanto no exterior, os estabelecimentos enfrentam o desafio de se atualizarem e se tornarem mais atrativos para novos frequentadores, além de se manterem atualizados para estimular a retenção de alunos já praticantes. Nesse contexto, a Allp Fit destaca-se como um case pioneiro em escala global ao tornar-se a primeira rede de academias a ofertar consultas médicas e tratamentos odontológicos a preços populares, em associação com empresas parceiras. Essa conquista inédita foi possível por meio de uniões estratégicas firmadas pelo CEO da rede de academias nos últimos meses, incluindo players como o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil, e outros parceiros, e já são disponibilizadas nas unidades da rede.
A nova cara do turismo fitness
Longe de ser uma novidade para toda a indústria de turismo e serviços, o mercado fitness aplicado a destinos e roteiros turísticos encontra em 2024 o seu grande ponto de virada. Pesquisas pré-pandemia já trilhavam o caminho desta nova tendência e, para 2024, os membros da Gen Z são o grupo etário que mais busca experiências deste nicho.
Dados revelam que um grande número de pessoas entre 18 e 35 anos consideram manter suas atividades fitness como uma parte importante de suas férias. O levantamento também aponta que as instalações fitness de hoteis de alto padrão são agora o quesito mais importante na hora de escolher as acomodações das férias (34%), em comparação com a proximidade de bons restaurantes (27%) e vida noturna (9%). Montanhismo, musculação, natação e yoga são as principais atividades desejadas durante as férias. Uma rede completa, com boa capilaridade e que conta, inclusive, com um app para realizar atividades à distância, como no caso do Allp Fit Home, também são pontos de interesse e uma tendência entre os novos públicos.
Inteligência artificial no fitness e saúde
A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no setor de saúde e fitness, oferecendo oportunidades para expandir a personalização e eficiência dos treinos. Ao utilizar algoritmos e dados como histórico de treinos, performance dos alunos e objetivos individuais, a inteligência artificial se mostra capaz de criar desde planos de treino, até dietas altamente personalizadas. A grande questão aqui é a busca pela harmonização entre sistemas de IA e especialistas de saúde, permitindo uma sinergia que otimize os resultados para pacientes e alunos, aprimorando os processos e diagnóstico de resultados.
Dessa forma, associar saúde global de forma personalizada, fitness de performance e resultados da jornada pessoal de exercícios aos recursos digitais é uma demanda cada vez mais latente entre os alunos e praticantes, tanto no Brasil como no exterior, conforme constatou o líder e empresário mineiro à frente da Allp Fit. “A participação e acompanhamento em eventos do setor reforça o compromisso da Allp Fit em estar atualizada com as melhores práticas e modelos de negócio e importar o que há de melhor no mundo fitness, a fim de proporcionar uma experiência cada vez mais completa e única a toda nossa comunidade”, detalha Anderson Franco.
Enviado por : Alexande Victor
Foto: Divulgação
POST YOUR COMMENTS