Thursday, 7/8/2025 | 5:12 UTC-3
Falando de Gestão

Governador Elmano de Freitas destaca crescimento da indústria calçadista cearense em visita à fábrica Dilly

Setor calçadista, impulsos de investimentos e investimentos no Ceará

A indústria calçadista cearense segue em ritmo acelerado de crescimento e geração de empregos. Nesta quarta-feira (26), o governador Elmano de Freitas visitou a fábrica de calçados Dilly, localizada em Brejo Santo, e ressaltou o impacto positivo dos incentivos estaduais no setor.

Com uma produção diária de 35 mil pares, a unidade da Dilly no município já gerou 4.468 empregos diretos e recebeu um investimento de R$ 110 milhões . O empreendimento ocupa um espaço da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e se consolidou como um dos principais polos da região.

Expansão e apoio ao setor calçadista

A Dilly Nordeste, responsável pela produção do Grupo Dilly na região, conta com incentivos do Governo do Ceará por meio do Programa de Atração de Empreendimentos Estratégicos (Proade) , ligado ao Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI). Graças ao sucesso da unidade de Brejo Santo, a empresa expandiu suas operações para Itapajé.

“O excelente desempenho da indústria calçadista cearense é resultado de uma forte política de incentivos que atraiu mais empresas para o nosso estado e ofereceu as condições permitidas para que os negócios instalados no Ceará cresçam ainda mais, gerando oportunidades para o nosso povo”, destacou Elmano de Freitas.

Ceará é destaque nacional no setor calçadista

O Ceará ocupa o segundo lugar no ranking nacional de empregos formais no setor calçadista , ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. De acordo com levantamento da Adece baseado no Novo Caged, o estado conta com 70.026 vagas ativas , superando estados como Bahia (42.421), São Paulo (41.705) e Minas Gerais (33.508).

Danilo Serpa, presidente da Adece, reforça que os incentivos fiscais são um fator determinante para esse crescimento:

“Os lucros gerados pelo setor calçadista cearense são empresas de que, na grande maioria, recebem incentivos fiscais por meio do IDE. Isso mostra que conseguimos investimentos comprometidos com um desenvolvimento econômico sustentável, tornando o Ceará o segundo maior polo calçadista do Brasil.”

Incentivos impulsionam o desenvolvimento regional

Atualmente, o IDE apoia indústrias calçadistas em 28 municípios cearenses , distribuídas em 12 das 14 macrorregiões do estado . O objetivo do governo é expandir ainda mais a presença desse setor, fortalecendo a economia e descentralizando investimentos.

“O setor calçadista é um importante parceiro na interiorização de investimentos e na geração de emprego e renda. Os resultados alcançados em 2024 reforçam o compromisso do Governo do Ceará em desenvolver um ambiente competitivo para novos negócios”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho.

Segundo levantamento da Adece, em 18 municípios cearenses com indústrias calçadistas, cerca de 80% dos empregos gerados são de empresas beneficiadas pelo IDE . O incentivo é maior para empresas que se instalam em cidades mais distantes da capital, estimulando o crescimento econômico no interior do estado.


Conclusão

O setor calçadista cearense se consolida como um dos motores da economia estadual, gerando milhares de empregos e atraindo investimentos expressivos. Com o apoio do governo, a tendência é que novas empresas se instalem no estado, fortalecendo ainda mais o Ceará como um dos principais polos calçadistas do Brasil.

Com informações do ceara.gov.br

💬 O que você acha do crescimento do setor calçadista no Ceará? Compartilhe sua opinião nos comentários!

  • Casa Pio inaugura 49ª loja no Ceará e reforça expansão no Nordeste
    Cascavel recebe nova unidade da rede varejista A Casa Pio, renomada rede varejista de calçados e confecções do Nordeste, inaugurou hoje (03) sua 49ª loja na cidade de Cascavel, no interior do Ceará. Este evento representa um marco significativo na trajetória de crescimento da marca, que vem se consolidando cada vez mais no mercado regional.
  • Jovem de Fortaleza é reconhecido por ONG internacional
    Estudante criou coletivo que conecta jovens da periferia a oportunidades educacionais e profissionais A Ashoka, maior rede mundial de seleção de projetos de impacto social desenvolvidos por jovens para suas comunidades, reconheceu o estudante Nicholas Diniz de Holanda, de Fortaleza, como Jovem Transformador 2025 pela criação do Grupo Delfos, coletivo voltado à democratização do acesso
  • Prefeita de Aracati (CE) recebe governador e lideranças da AeC: operação da empresa começará ainda este ano no município e região
    O governador Elmano de Freitas, o secretário do Trabalho, Vladyson Viana e deputados, participaram da cerimônia na Universidade do Ceará onde funcionará o Centro de Treinamento da empresa Algumas salas do prédio da Universidade do Ceará serão ocupadas pela AeC.Foto: Divulgação AeC A prefeita de Aracati/CE, Roberta de Bismarck (Podemos) recebeu, nesta quinta-feira, 3 de
  • Casa dos Ventos lidera projeto de data center em Caucaia
    Empreendimento promete transformar a Região Metropolitana de Fortaleza O projeto de um Data Center em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, liderado pela Casa dos Ventos, promete gerar cerca de 15 mil empregos durante a primeira fase da construção. Com previsão de início das obras no segundo semestre de 2025 e operações a partir de
  • 📉 Fechamento de Loja do Pão de Açúcar no Bairro de Fátima
    O grupo Pão de Açúcar anunciou recentemente o fechamento de mais uma de suas lojas em Fortaleza. Desta vez, a unidade do Bairro de Fátima, localizada na Rua Costa Araújo, encerrará suas atividades. Histórico de Fechamentos: Motivos do Fechamento: Curiosidades: Promoções de Encerramento: 🤔 Reflexão: 🔍 Sua Opinião Importa:
Banner
Tags:
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Descubra mais sobre Falando de Gestão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading