- A Importância de Celebrar Metas no Ambiente de Trabalho
- A dura escolha de uma profissão por um adolescente
- Empresária Gisele Soares é coautora do livro Elas Fazem Acontecer, com lançamento do livro físico em 18 de dezembro, em Natal/RN.
- Novidade: Loucos Por Coxinha inaugura modelo “store in store” e alcança resultados expressivos
- Marca Fortaleza patrocina a 28ª edição do Ceará Natal de Luz
De entregador à fundador da maior rede de franquias de açaí do Brasil
25 de novembro de 2024Conheça a história de Marcos Ferreira e Remo Santana e a receita de sucesso da rede que possui 119 lojas, vendendo quase 80 toneladas de açaí por mês no estado de São Paulo
Marcos Ferreira, carrega uma história de superação desde o início de sua vida. Ele foi adotado aos seis meses de vida pela mãe de origem humilde, que já tinha oito filhos biológicos, demonstrando desde cedo a capacidade de acolhimento e amor, em um ambiente familiar cheio de desafios. Essa experiência de vida moldou o caráter resiliente e determinado de Marcos, que, apesar das adversidades, sempre acreditou no poder do empreendedorismo e no valor da família, fundamentos que se refletem na gestão e no sucesso de seu negócio.
Marcos teve uma infância de muitas adversidades, mas a mãe sempre dizia que ele iria vencer. Aos 22 anos se casou e foi morar nos fundos da casa da sogra. Em 2005 com 27 anos, trabalhava em um supermercado na região de Mauá fazendo entregas em domicílio com sua Kombi, em um certo dia Marcos foi até o bairro de Guaianazes, no município de São Paulo, fazer um serviço a pedido do gerente do supermercado que trabalhava; quando chegou lá ele ficou impressionado com a longa fila em um quiosque de açaí e viu ali uma oportunidade de negócio. Sempre sonhando ter seu próprio negócio, Marcos procurou o dono desse quiosque para entender como poderia abrir um em Mauá, local que trabalhava realizando as entregas. Determinado, ele vendeu a Kombi e o ponto de entrega, investindo 6 mil reais, tudo que tinha, para montar seu primeiro quiosque, bem na entrada do mercado onde trabalhava.
Marcos desenhou o modelo do quiosque e, em 30 dias, ele mesmo fez o fechamento em MDF, comprou 30 kg de açaí em barra e aprendeu a fazer sua própria receita. Ao lado, havia um quiosque de sorvetes, cuja dona alertou que ninguém conhecia açaí e que ele provavelmente não teria sucesso. Ignorando o pessimismo, Marcos inaugurou seu primeiro quiosque com o nome Point do Açaí em um sábado, trabalhando de madrugada para preparar o açaí na cozinha de sua casa. O produto foi um sucesso imediato, com grande aceitação dos clientes. O quiosque de sorvetes ao lado fechou, mas o de açaí prosperou.
Em um ano, Marcos já tinha seis lojas, trabalhando mais de 14 horas por dia, preparando o açaí em casa à noite e colocando à venda nas lojas durante o dia. Marcos recebia o produto vindo de Belém, no Pará. Em 2012, um cliente fiel, Rodrigo Santana, convenceu o pai que deveriam ter um quiosque em frente ao negócio da família, um restaurante em São Bernardo do Campo, cujo nome era Restaurante Formosa.
Remo Santana, procurou Marcos Ferreira para auxiliar na abertura desse novo comércio na cidade de São Bernardo do Campo, o primeiro quiosque Açaí Formosa, que rapidamente começou a vender 100 litros de açaí por dia, alcançando a marca de 1.000 copos em um domingo.
O negócio prosperou, e Marcos ficou surpreso ao receber uma quantia alta pelas vendas de um mês. Nasceu aí uma sociedade, Marcos convidando Remo a ser seu sócio e expandirem ainda mais.
Marcos tinha a aptidão para preparar as receitas e Remo para os negócios, mostrando que as habilidades e dons de cada um formavam a receita do sucesso.
Até 2020, o Açaí Formosa contava com 60 lojas, operando sem a estrutura formal de uma franquia. Após a pandemia, expandiram ainda mais, abrindo 50 novas unidades no ABC, litoral e interior de São Paulo. Esse crescimento foi impulsionado por muitas pessoas que, após perderem seus empregos nas montadas do Grande ABC, decidiram investir suas economias em quiosques de açaí, buscando novas oportunidades no mercado de alimentação saudável.
Vendo a oportunidade de muitos investidores, os sócios decidiram formatar o negócio para franquia no ano de 2021, optando por não cobrar taxa de franquia, política que mantêm até hoje.
Além do açaí, produzem 25 sabores de cremes e o frozen, todos de fabricação própria. O filho de Remo, Rodrigo Santana, que inicialmente recomendou o açaí ao pai, agora acompanha cuidadosamente a montagem das novas lojas, junto com o sócio Lucas Ponciano, formando uma equipe de 4 sócios, que participam ativamente de todas as decisões da franquia.
Hoje, a Açaí Formosa possui mais de 10 anos de mercado, 119 lojas no estado de São Paulo e uma receita de sucesso com a comercialização de quase 80 toneladas de açaí por mês, consolidando sua presença no mercado e reafirmando o espírito de união e empreendedorismo de seus fundadores.
Site: www.acaiformosa.com.br Instagram: @acaiformosa
Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa.
📷Divulgação
POST YOUR COMMENTS