Falando de Gestão

Crescimento no Consumo Doméstico Brasileiro: Alta de 2,89% em outubro, aponta Abras

Notícias Falando de Gestão

Dezembro de 2023 – O consumo nos lares brasileiros apresentou um aumento de 2,89% em outubro em comparação ao mês anterior, revelou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A análise, que considera os formatos de loja atacarejo, supermercado convencional, loja de arredores, hipermercado, minimercado e e-commerce, também destacou um crescimento de 0,61% em relação a outubro do ano passado. No acumulado do ano, a alta foi de 2,64%. Todos os indicadores são ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Marcio Milan, vice-presidente da Abras, atribuiu a ascensão ao surgimento de novas lojas e atividades promocionais intensificadas no segundo semestre. Ele ressaltou que a renda mais estável e a menor variação nos preços da cesta de abastecimento contribuem para o aumento do consumo nos lares.

No período de janeiro a novembro, foram inauguradas 573 lojas, sendo 306 novas e 267 reinauguradas, com destaque para supermercados (185) e atacarejos (121).

Apesar da alta registrada em outubro, a Abras informou que os preços tiveram quedas significativas de janeiro a outubro (-6,43%) e nos últimos 12 meses (-5,08%). Essa diminuição foi influenciada, principalmente, pelos preços do óleo de soja (-30,94%), feijão (-23,12%), cortes bovinos do dianteiro (-12,61%) e do traseiro (-12,44%), frango congelado (-9,55%) e leite longa vida (-6,10%).

Com informações da Agência Brasil

Tags:
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

Fale com a gente Nossos contatos

Email: atendimento@falandodegestao.com.br

Phone: 85 98568-1058

Address: Fortaleza -Ceará

WhatsApp

WhatsApp

Atenção!

Falando de Gestão