- Feira Regional da Beleza e 50 anos da Associação dos Cabeleireiros do Ceará movimentam o mês de outubro
- Ceará tem aumento de 21% nas aberturas de empresas e serviços lideram crescimento
- Habilidades Essenciais para “Conversar” com a IA
- Visita à Feira do Empreendedor e Siará Tech Summit: Inovação e Oportunidades em Destaque
- A consciência que desperta é também a que assusta — por isso tantos preferem ignorar*
Ceará tem aumento de 21% nas aberturas de empresas e serviços lideram crescimento
14 de outubro de 2025
O Ceará registrou avanço de 21% na abertura de empresas no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Entre julho e setembro deste ano, foram constituídas 36.748 novas empresas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), frente a 30.371 no ano anterior.
O desempenho reforça os resultados das políticas públicas voltadas à simplificação e ao incentivo ao empreendedorismo, como o Programa Empresa Mais Simples, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae Ceará.
O setor de serviços foi o grande destaque do trimestre, com crescimento de 33,1% no número de novas empresas constituídas, consolidando-se como o principal motor do empreendedorismo no estado.
Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números confirmam o sucesso das iniciativas de desburocratização.
“O crescimento de 21% na abertura de empresas no terceiro trimestre reflete o sucesso das políticas de simplificação. Com o Empresa Mais Simples, estamos desburocratizando o processo de formalização e permitindo que o empreendedor foque no que realmente importa: o crescimento do seu negócio. Os números demonstram que o governador Elmano de Freitas tem transformado o Ceará em um dos melhores ambientes de negócios do país, investindo em agilidade, tecnologia e oportunidades para todos”, destaca.
Lançado em 2022, o Empresa Mais Simples tem como objetivo facilitar a abertura de empresas de baixo risco de forma 100% digital, por meio de um fluxo rápido e automatizado. Atualmente, 37 municípios cearenses já aderiram à iniciativa, permitindo que o processo de registro, que inclui a emissão de CNPJ, inscrições estadual e municipal e licenciamento, seja concluído em poucos minutos. O empreendedor também pode acompanhar todas as etapas em tempo real pelo Portal de Serviços da Jucec.
Empreendedorismo jovem em ascensão
O cenário empreendedor cearense também é impulsionado pela força da Geração Z. Em 2025, até setembro, 48.750 jovens entre 16 e 30 anos decidiram empreender, incluindo MEIs. O número revela uma geração mais autônoma e conectada, que transforma ideias em oportunidades de negócio.
Esse movimento se conecta a eventos que valorizam o empreendedorismo e a tecnologia, como a Feira do Empreendedor e o Ceará Tech Summit, realizados entre os dias 8 e 10 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. As iniciativas reúnem startups, empresários e instituições públicas e privadas em um ambiente voltado à inovação, troca de experiências e estímulo à formalização.
Expansão e metas
A Jucec e o Governo do Ceará trabalham para ampliar o alcance do Empresa Mais Simples a todos os municípios do estado. O objetivo é garantir que empreendedores de todas as regiões tenham acesso às mesmas facilidades e benefícios, fortalecendo a cultura empreendedora e a geração de renda.
Com a consolidação do programa e o crescimento do empreendedorismo jovem, o Ceará reafirma seu compromisso com um ambiente de negócios moderno, acessível e cada vez mais digital.
POST YOUR COMMENTS
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.