M. Dias Branco é reconhecida pela COP 30 entre as 30 empresas que integram a “Tríade ESG” da B3

 M. Dias Branco é reconhecida pela COP 30 entre as 30 empresas que integram a “Tríade ESG” da B3

Reconhecimento destaca a liderança da Companhia na adoção de práticas ambientais, sociais e de governança

Entre as 429 companhias abertas negociadas atualmente na B3, a bolsa de valores brasileira, apenas 30 estão presentes simultaneamente nos três principais índices ESG (Environmental, Social and Governance. E a M. Dias Branco, líder nacional em massas, biscoitos e granolas faz parte deste grupo seleto. Durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que está sendo realizada em Belém do Pará, a Companhia foi homenageada entre as “Tríade ESG”. A cerimônia comemorativa foi realizada na EY House, na noite de 12 de novembro.

Durante a cerimônia, a B3 reforçou que uma gestão sustentável deve existir para além das fronteiras entre as três letras da sigla ESG. “Falar de ESG com seriedade é falar de metas, métricas e resultado. Esses índices transformam as teses ESG em teses de investimento, demonstrando de forma objetiva que sustentabilidade é sim pauta de negócio. São carteiras que traduzem responsabilidade em números, comparabilidade e transparência, e oferecem um balizador para que investidores integrem essas teses em seus portifólios de investimentos”, afirmou Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social da B3.

De acordo com a B3, cada índice da bolsa tem um foco específico e o processo de evolução contínua das metodologias de avaliação reforça o quanto as 30 empresas que fazem parte da Tríade ESG estão comprometidas com a agenda de sustentabilidade.

O ISE B3 reconhece empresas que aderem as melhores práticas de sustentabilidade. O ICO2 B3 seleciona empresas pelo seu comprometimento com a eficiência na gestão de gases de efeito estufa. O IDIVERSA B3 reconhece as empresas cujo quadro de funcionários (incluindo liderança, Conselho e Diretoria Estatutária) mais se aproximam da população brasileira conforme dados do IBGE em termos de gênero e raça.  A M. Dias Branco está listada nos três índices.

Tiago Timbó, Gerente Executivo de Comunicação e Sustentabilidade da M. Dias Branco, lembra que a jornada ESG da companhia foi acelerada e 2013, com a criação da Agenda Estratégica de ESG. Atualizada em 2022, essa agenda conta hoje com metas claras, baseadas em três pilares ESG: Cuidar do Planeta, Acreditar nas Pessoas e Fortalecer Alianças. 

“Os quinze temas priorizados que compõem nossos pilares ESG são considerados de grande importância para a continuidade dos negócios. Portanto, em cada tema desenvolvemos ações buscando gerar cada vez mais igualdade, transparência, justiça social e preservação do meio ambiente” explica Tiago Timbó, destacando que a B3 exige o cumprimento de metas e a prestação de informações periódicas para manter as empresas nos índices. “A B3 requisita altos padrões de práticas ESG e isso não permite que as empresas se acomodem, garantindo a credibilidade dos índices ”, destaca.

As companhias que se destacam pela presença nos três índices da B3 são:

Bens Industriais: Ecorodovias e Motiva SA.

Comunicações: Tim.

Consumo Cíclico: Casas Bahia, C&A, Cyrela, Lojas Renner, Magazine Luiza e Yduqs.

Consumo não Cíclico: Ambev, Assaí, M. Dias Branco, Natura e Pão de Açúcar.

Financeiro: Allos, Bradesco, Banco do Brasil, Iguatemi S.A., Itaú Unibanco e Santander.

Petróleo, Gás e Biocombustíveis: Cosan.

Saúde: Fleury, Hypera e Raia Drogasil.

Utilidade Pública: Cemig, Copel, CPFL Energia, Engie Brasil, Isa Energia e Neoenergia.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 14 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.  

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.  

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem

Banner

Redação FG

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Falando de Gestão

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading