Terceira edição da Olimpíada do Futuro busca jovens inovadores

A Sapientia é a primeira olimpíada de conhecimento do país a fomentar a produção de projetos que busquem soluções reais para problemas fundamentais que assolam a humanidade hoje, seguindo as discussões levantadas a partir da Agenda 2030 da ONU. A olimpíada está em sua terceira edição e todas as etapas são realizadas on-line. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos próprios alunos no site da competição até o dia 10 de maio de 2021.

Projetos vencedores 

Em 2019, o projeto vencedor apresentou uma versão biodegradável (e comestível) de canudos produzida a partir de macaxeira e cera de carnaúba – a equipe produziu protótipos artesanais de boa qualidade, testados e aprovados pelo júri que avaliou os projetos finalistas. E em 2020 a equipe vencedora desenvolveu uma jujuba para facilitar a ingestão de alimentos em pacientes oncológicos, já que a quimioterapia causa a perda do paladar e a baixa produção de saliva.

Sobre a olimpíadas 

A Sapientia – Olimpíada do Futuro é organizada pelo Instituto Vertere em parceria com o Grupo Companhia das Letras. Trata-se de uma iniciativa transdisciplinar com o objetivo de estimular jovens estudantes a encontrarem solução para problemas da sociedade contemporânea, pautados pela agenda 2030 da ONU. A Olimpíada do Futuro é destinada a estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II a formandos do Ensino Médio, e demais interessados fora deste perfil podem participar das primeiras fases da competição, que se divide em 6 etapas que exercitam diferentes meios de comunicação e habilidades. Os finalistas concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze. Site: https://olimpiadadofuturo.com.br

Fonte: Felipe Pimentel – Informações para a imprensa

Comments are closed.