Dia 2 de maio é comemorado o Dia Nacional da Ética

Confira a entrevista com com o especialista Renato Almeida dos Santos, sócio da S2 Consultoria, empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações.

O que é ética corporativa?

A ética corporativa é o DNA de uma organização. É a forma como a empresa se posiciona perante a sociedade e retrata a sua cultura. Por meio de políticas e códigos, a organização estabelece o comportamento esperado pelos seus colaboradores, parceiros e fornecedores para que estes reflitam a sua ética.

Como é possível avaliar um perfil ético de um colaborador ou candidato?

Analisando a resiliência da pessoa em meio às adversidades e provações em que pode ser exposto nas organizações ao se deparar em dilemas éticos. Isso permitirá avaliar a rapidez com que a pessoa se recupera de uma possível tentação em cometer uma fraude ou assédio, caso essa situação seja relevante para ela a ponto de tornar-se um dilema. Quanto mais rápida é a recuperação, mais resiliente a pessoa tende a manter sua integridade, porém em casos de extrema rapidez, pode indicar indiferença ao tema. Uma vez identificado o grau de resiliência é possível aplicar um plano individual de desenvolvimento.

Existe algum teste de ética padrão que possa ser aplicado pelo departamento de RH da empresa?

Sim. O PIR – Potencial de Integridade Resiliente trata-se de uma ferramenta de gestão e desenvolvimento, que busca acessar a resiliência dos profissionais quando confrontados em dilemas éticos nas organizações, suportando-as no grande desafio de identificar, desenvolver e restabelecer balizadores de integridade.

O que seria um coaching ético? Quais os seus benefícios?

É a técnica que propicia o desenvolvimento individual dos participantes com base nos potenciais indicadores de resiliência de integridade que estejam desalinhados com os valores da organização. É um processo de transformação que permite ao participante refletir sobre suas ações por meio de metodologia comportamental e cognitiva.

O coaching ético propicia ao participante o seu desenvolvimento apresentando de forma assertiva as vantagens e desvantagens em suas escolhas. Demonstrando as possíveis consequências e benefícios para sua carreira, sem ter a ingenuidade de tentar alterar a natureza humana.

O que é aderência ética? Quais os seus benefícios?

É a identificação do nível de compliance ético individual dos profissionais em relação à cultura da organização. Compreende o discernimento ético do participante, tentando mitigar vulnerabilidades que interfiram na manutenção de um ambiente ético.

Existem empresas certificadas a aplicar algum tipo de avaliação ética?

No Brasil ainda não há certificação para aplicação de testes de Integridade. A S2 Consultoria é a única no mercado brasileiro que possui validação científica do seu método: PIR – Potencial de Integridade Resiliente.

Sobre S2 Consultoria
Empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude (Apropriação indevida, Corrupção e Demonstrações fraudulentas) e assédio (Moral, Sexual e Corporativismo), levando em conta o comportamento humano e seus desdobramentos nas organizações. Entre as principais especialidades da consultoria estão: Compliance Organizacional, Ferramentas de Seleção, Entrevista de Compliance Ético, Coaching Ético, Técnicas de Entrevista e Negociação, Entrevista Investigativa Moderna, Detecção de Mentira, Análise de Denúncias e Entrevista Demissional em Profundidade.

Renato Almeida dos Santos é PhD em Fraude e Assédio. Advogado, com MBA em Gestão de Pessoas, Mestre e Doutor em Administração pela PUC-SP. Colunista da Endeavor e da B3. Autor do livro “Compliance Mitigando Fraudes Corporativas”, premiado pela CGU e Instituto Ethos.

Fonte Maxpress

Comments are closed.