Como é um curso de logística online?

Por Curso24Horas 

Como é um curso de logística online?

O profissional formado no curso de logística online é responsável por realizar todos os processos e técnicas de armazenamento, distribuição e entrega de produtos de uma empresa, indústria ou marca. É ele quem gerencia os materiais e recursos disponíveis, além de estar sempre a par de tudo o que acontece no estoque, no armazenamento de produtos e na necessidade de compra de suprimentos.

É o responsável pelo setor de logística que realiza o planejamento estratégico dos processos necessários para que a empresa funcione de maneira ágil, assertiva e eficiente. O profissional de logística é encarregado pelo transporte e entrega de produtos, pelo controle da produção, compra e recebimento de materiais, precisando manter-se sempre em contato direto com fornecedores, clientes, equipes e departamentos internos.

A logística de uma empresa é essencial para o funcionamento de todos os processos necessários para que ela continue a executar tudo o que se propõe. É preciso estar sempre muito atualizado nas tecnologias, inovações e ideias do mercado, focando os esforços para garantir que tudo esteja sendo executado da maneira mais rápida, automatizada e inteligente possível.

Separamos algumas informações sobre o perfil do profissional, a área de atuação, como funciona o mercado e onde fazer um curso online sobre o assunto. Acompanhe a seguir:

Qual é o perfil deste profissional?

O profissional formado pelo curso de logística online ou que deseja entrar no mercado de trabalho com esta função precisa de algumas habilidades específicas. Isso porque suas responsabilidades são de extrema importância para a continuidade das ações e atividades da empresa. As características buscadas vão além de conhecimentos técnicos, procurando por um perfil analítico, proativo e que procure inovar constantemente.

É preciso ter conhecimentos teóricos e práticos, ter um perfil de liderança, raciocínio lógico, flexibilidade e capacidade de adaptação. Profissionais que possuem fortes habilidades de relacionamento interpessoal também é essencial, já que é ele quem precisa manter contato constante com as inúmeras fases e pessoas envolvidas no decorrer da logística. Procure aumentar a capacidade de trabalhar sob pressão, ter uma visão estratégica sob a realidade da empresa e ser profundamente dinâmico.

Principais áreas de atuação

Todas as grandes empresas possuem um departamento totalmente direcionado à logística das suas ações. De portos, aeroportos, transportadoras e varejistas a empresas de exportação e importação, supermercados e shopping centers, tudo o que se relaciona à compra e venda de produtos ou mercadorias precisa de um profissional qualificado na área da logística para impulsionar os processos de maneira inteligente.

Veja a seguir as quatro principais áreas de atuação de quem opta por estudar e aprofundar os conhecimentos em logística:

1. Controle logístico
O controle logístico é uma das áreas que mais empregam profissionais formados em cursos de logística online, por exemplo. Neste caso, quem trabalha neste departamento terá como responsabilidade principal a organização, a implantação e o monitoramento de todas as fases dos processos logísticos da empresa. É este profissional que auxilia na definição de indicadores de performance e na análise do custo-benefício dos processos.

2. Armazenamento e embalagens
O modo de armazenamento e as melhores opções de embalagem fazem parte da rotina de um profissional de logística. É ele quem avalia as condições de armazenamento, quem identifica e analisa as mudanças necessárias para otimizar a logística do transporte e pensa em todos os detalhes presentes nas necessidades de se pensar nas embalagens das mercadorias e na experiência do cliente.

3. Rotas e meios de transporte
As rotas e meios de transporte talvez sejam a primeira coisa que vem à mente quando pensamos no dia a dia de um profissional de logística. Esta atuação vai depender do porte da empresa em que o profissional trabalha, podendo atuar na realização de orçamentos de transporte, contratos de seguros da mercadoria e certificar-se de que os custos e a eficiência da área estejam em dia. Eles são responsáveis por pensar nas melhores rotas de entrega e gerar economia tanto de tempo quanto de gastos.

4. Prevenção e perdas
Algumas empresas possuem aquele setor que fica responsável por prevenir perdas e evitar o extravio de produtos da empresa. O profissional formado em logística atuará na otimização de processos de armazenagem, de transportes de itens e na análise de possíveis erros nestes processos. É este profissional que estuda a área de determinada empresa e propõe soluções plausíveis e acessíveis aos gestores. Ele pode ser analista, coordenador ou gerente do setor que visa segurança e as ações preventivas de erros e extravios de produtos diversos.

Curso de logística online

O curso de logística online disponibilizado pela plataforma do Cursos 24 horas conta com vídeo aulas que ficam disponíveis a todo o momento, apostilas com conteúdo exclusivo e professores qualificados à frente das aulas. Além disso, é oferecido ao aluno a entrega gratuita e em domicílio do certificado de conclusão do curso, facilitando a comprovação das habilidades e conceitos aprendidos no decorrer dos estudos. Dividido em 3 unidades principais: abordagem inicial; atividades de logística e transporte de cargas.

O curso online irá tratar de temas como, por exemplo, a importância da logística no desenvolvimento das empresas, os tipos de atividades de logística, planejamento logístico, formas de transporte e regulamentação e transporte intermodal e multimodal. Com assuntos completos, o estudante terminará seus estudos sendo apto a otimizar o fluxo de materiais, ganhar com a redução de custos logísticos e criar planejamento de curto e longo prazo.

Curso de Logistica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *