VOCÊ ESTÁ DESMOTIVADO? Entenda o porquê

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Artigo escrito por Márcio Vaz

Você se sente desmotivado? Dá começo e meio, mas nunca chega ao fim do seu projeto de vida? Se sente frustrado por não realizar o que se propõe? Não se acha competente ou não entende o porquê de nada dar certo para você? Sente-se cansado de tanto tentar e nunca alcançar seus objetivos? Pois bem, compreenda como se manifesta o movimento da motivação e o porquê do seu esgotamento.

Como palestrante motivacional, vejo a motivação, como o estopim necessário para cada ação. Afinal, trata-se de despertar nos “outros”, algum MOTIVO que os levem a tomar uma AÇÃO. Porém, no campo das Competências Humanas, temos que deter – Conhecimento, Habilidade e Atitude, para se obter êxito nas metas e resultados esperados.

Nesse sentido, a Motivação serve como combustível para a Atitude, peça fundamental, atrelada ao Querer Fazer, pois sem atitude, não se vai a lugar nenhum. No entanto, vale a pena ressaltar que, se você motiva uma pessoa despreparada, ela será somente, uma pessoa despreparada, agora motivada. Ou seja, alguém que quer alcançar suas metas, mas não sabe por onde começar ou como atuar.

Neste contexto, a motivação tem total relevância e importância, porém, não fará sentido ou trará mudança, se o indivíduo não buscar igualmente por Conhecimentos e Habilidades que lhe tragam bons resultados. Logo, o maior legado de uma palestra motivacional, é ser o pontapé inicial, que nos instiga, não somente a acreditar em si e nas possibilidades, mas, principalmente, na necessidade de se adquirir sabedoria e colocá-la em prática como movimento concreto de toda transformação.

Habitualmente digo aos meus clientes, que não basta ter boa vontade, porque resultados só surgem com ações. No entanto, não se trata de qualquer ação, pois a atitude de uma pessoa despreparada, pode gerar cada vez mais, frustrações sequenciadas. O que acaba por minar a nossa motivação, uma vez que tentamos, tentamos, sem conseguir alcançar os resultados. Desse modo, passamos a depender da tal superação, ou seja, uma SUPER AÇÃO, que sempre será melhor desenvolvida por quem tem sabedoria.

Entenda que, todo carro depende da gasolina para rodar, mas o combustível só queimará adequadamente, se o motor funcionar bem. Uma vez funcionando, o carro irá lhe levar, aonde você quer chegar. Porém, o ritmo e o tempo variam de acordo com o seu motor (capacidade) e a estrada (habilidade). Muito dependerá do motor, se ele é 1.0, 1.3, 1.6, 1.8, 2.0, 16 Válvulas e, para caminhos mais tortuosos, 4X4. Logo, a questão é: Você tem dado manutenção e turbinado seu motor? Ou vive só de pôr gasolina?

Enfim, o sucesso nos cobra um preço chamado COMPETÊNCIA. Afinal, nada vem de graça, sempre haverá uma conta a acertar. Novamente, a questão é: “Você está disposto a pagar o preço da sua realização?”. Muitos dos que me ouvem em palestras ou leem meu livro, se dizem motivados e empoderados. Mas será que a grande maioria consegue modificar sua realidade? Realizar seus sonhos?

Sinceramente, acredito que não, embora receba vários depoimentos que indiquem que sim. Entretanto, creio tratar-se apenas da realidade de uma minoria, cujo sonho estava próximo, ou o “problema” era relativamente pequeno, ou que já era uma pessoa capacitada que precisava só de uma motivada para acordar e assumir o controle da sua vida.

Por isso, não se enganem, pois o sucesso exige mais. Não basta agir, para se alcançar excelentes resultados – Ei de se estar preparado. Porque ação, sem direção, gera frustração. Sendo assim, motive-se e se inspire com palestras motivacionais e livros de autoajuda, mas procure sempre mais, absorvendo e adquirindo novos conhecimentos e técnicas que acelerem de forma assertiva as suas conquistas.

Invista em si mesmo, tempo e dinheiro, pois conhecimento custa caro, mas traz resultados extraordinários. Lógico que, nem só de conhecimento, vive o homem, porque de nada adianta saber, se não acreditarmos e colocarmos em prática aquilo que sabemos. Fato comum, que atendo diariamente. Pessoas preparadas, mas que se sentem inseguras ou desmotivadas.

Desta forma, a “fórmula” correta de toda transformação, é o autoconhecimento e o equilíbrio entre as três competências – Conhecimento, Habilidade e Atitude. Ou seja, se você quer vencer? Procure Se Conhecer – Busque o Saber – Saiba Fazer e Faça Acontecer.

Por fim, persista, pois se fosse fácil, todos conseguiriam. Espero não tê-los desmotivado, mas prefiro do que tê-los iludido. De fato, a vida não é fácil, mas é na dificuldade que mais tenho aprendido. No final, todo “sacrifício terá valido a pena, quando realizo o que idealizo.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS 1: Este e outros artigos disponíveis em: http://www.marciovaz.net/blog-news

PS 2: Compartilhe este e-mail com uma pessoa querida, para que ela possa acompanhar esta e outras reflexões, cadastrando seu e-mail no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *