Vacinação como Estratégia de Melhoria da Saúde dos Trabalhadores foi discutida durante o Encontro Mensal ABQV de Julho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Evento foi realizado no Hospital Santa Catarina e contou com autoridades no assunto.

São Paulo (SP). A ABQV promoveu nesta terça-feira (10) o encontro mensal com o tema “Cultura de Saúde e o Papel da Imunização na Prevenção”, no auditório do Hospital Santa Catarina, na Capital Paulista. O evento foi gratuito e contou a presença de gestores, líderes e empresários que atuam na área de gestão de pessoas e RH.

A saúde ocupacional e o bem-estar dos trabalhadores alinhados a cultura e os valores da organização, foram pontos abordados na palestra de abertura com o tema “A cultura de saúde como fator crítico para os programas corporativos. Como avaliar. Experiências globais”, ministrada pelo Dr. Alberto Ogata, médico, diretor de comunicação da ABQV e presidente do International Association of Worksite Health Promotion (IAWHP). Em sua apresentação, Dr. Ogata mostrou algumas das principais informações obtidas por órgãos internacionais, como a importância da integração e coordenação dos programas de qualidade de vida nas empresas. “O ponto chave é compreender a saúde como um bem de valor. Precisamos avançar, temos que ouvir o trabalhador, ouvir a liderança e caminhar com projetos de qualidade de vida que sejam efetivos”, declarou.

A segunda temática, “Vacinação como forma de prevenção em saúde. Calendário vacinal do adulto e do trabalhador”, foi apresentada pela Dra. Bárbara Emoingt Furtado, médica, especialista em pediatria pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, especialista em onco-hematologia pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, MBA de Gestão de Saúde pela COPPEAD/UFRJ e Gerente Médica de Vacinas da empresa GSK.

“Chegamos à conclusão de que uma das principais formas de prevenção de doenças é a vacinação. Existe hoje a necessidade de atenção por parte das pessoas e das empresas. São questões relevantes que precisam estar no nosso radar. Podemos fazer uma abordagem de saúde populacional de um modo muito mais amplo, abrangendo cada tipo de vírus e doenças. Nossa população está envelhecendo cada vez mais e com isso temos a uma faixa de trabalhadores vulnerável e que precisa de atenção. A chave é ampliar o conhecimento sobre os as doenças existentes, seus riscos e formas de prevenção. A maioria das pessoas desconhece que a vacina está disponível, então, podemos engajar o funcionário por meio do conhecimento e assim ampliar para seus familiares também”, explicou Dra. Bárbara.

A gerente médica de vacinas da GSK também pontuou alguns desafios para se inovar, como a necessidade de mudança do por parte das empresas, atualmente, que passam a ser mediadoras do conhecimento e facilitadoras dos processos de melhoria da saúde e bem-estar geral das pessoas.

A última palestra contou com a apresentação de um case corporativo, que obteve sucesso nos resultados da implantação de um programa de vacinação para os funcionários, o “Case CNI: A Importância da prevenção contra pneumonia nas empresas” foi apresentado pelo Dr. Amilton Cabral Júnior, médico e gerente de promoção de saúde da Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações compartilhadas pelo Dr. Amilton provocaram uma intensa reflexão entre as pessoas presentes no Encontro Mensal. A apresentação também demonstrou que os interesses das empresas no bem-estar e na saúde de cada trabalhador são primordiais para a qualidade de vida de cada pessoa, como também para o rendimento financeiro da organização.

“A imunização é uma forma importante de promoção da saúde. Temos que pensar em vacinas para todos os grupos de risco e faixas etárias. Tivemos excelentes resultados na redução de internações e nos afastamentos de curta duração, que na maioria das vezes são causados por doenças respiratórias e causam um grande impacto tanto no rendimento do trabalhador como no resultado da empresa. Temos que nos preocupar em criar estratégias que sejam simples e eficazes, como a coparticipação, por exemplo, que consiste em realizar parcerias com postos de saúde locais”, esclarece.

Segundo a vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro, os encontros mensais são elaborados com temas focados em práticas atuais, voltado a necessidades diversas da qualidade de vida no trabalho, com o objetivo de auxiliar os gestores e líderes. “Tivemos a oportunidade de discutir e apresentar resultados positivos sobre a importância da vacinação nas empresas, e isso nos leva a um novo patamar, o de compartilhar e disseminar o conhecimento. O Encontro Mensal da ABQV abre possibilidades para o diálogo entre profissionais do setor com especialistas para que possamos ter novos olhares sobre a qualidade de vida no trabalho, a saúde e a valorização do trabalhador”, mencionou.

O próximo Encontro Mensal do ABQV irá ocorrer em agosto, com inscrições gratuitas direto no site, no link eventos http://www.abqv.org.br/eventos

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil.

A ABQV é parceira do Global Healthy Workplace Awards (GHWA), premiação internacional que reúne os principais líderes em saúde e bem-estar do mundo, idealizada com o objetivo de reconhecer os programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho que se destacam globalmente, que também estejam de acordo com o Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  www.abqv.org.br

texto aqui

Deixe uma resposta