Um bom desempenho depende de um bom líder

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O líder que quiser ter uma equipe bem preparada para enfrentar esses novos tempos precisa desenvolver habilidades que sejam capazes de engajar a equipe

Pedro Paulo Morales

Por Pedro Paulo Morales

O sonho de qualquer pessoa que assume uma posição de liderança é ter uma equipe de alto desempenho. Muitos líderes erroneamente “delargam” para a equipe essa missão, não orientam, não conversam com a equipe e com o passar do tempo, quando a equipe não atinge esse patamar, começam a se lamentar e a perguntar pelo qual motivo a sua equipe não tem aquele famoso “brilho nos olhos” e não atinge resultados.

O líder que quiser ter uma equipe bem preparada para enfrentar esses novos tempos precisa desenvolver habilidades que sejam capazes de engajar a equipe fazendo que ele trabalhe motivada e com proposito, mostrar para a equipe que fazem parte de um projeto maior e não simplesmente uma engrenagem isolada que deve produzir por horas e horas sem saber o motivo pelo qual esta produzindo.

Conhecendo os liderados

Um bom líder deve conhecer seus liderados não apenas pelo currículo ou uma ficha do RH, muitos nem isso leem, ou seja, não se interessam pelas aspirações desses colaboradores dentro da empresa, a história de suas famílias, problemas, se possuem hobbies ou quem são seus amigos. Líderes assim não param um segundo para darem bom dia ou escutar um problema relacionados ao trabalho, circulam entre suas equipes, mas são ausentes e apenas lembram do colaborador quando algo dá errado.

Líderes com esse comportamento esquecem que eles são responsáveis por manter o bom clima laboral dentro de sua equipe mesmo que as coisas não andem bem dentro da empresa, esquecem que eles devem ser os primeiros a treinar suas equipes e buscar treinamento para ela. Líderes com essas características não são capazes de engajar suas equipes no proposito da empresa, tornam suas equipes estéril, sem frutos e sem rumo.

Infelizmente esse tipo de líder não faz mal apenas para a empresa, quando oferece um mal resultado, o verdadeiro e talvez o pior mal que esse líder faz é influenciar negativamente cada membro de sua equipe fazendo com que estes fiquem desmotivados, destreinados, rancorosos, sem rumo, uma pessoa de baixo desempenho.

A equipe é reflexo do líder

Uma outra consequência de uma liderança mal preparada é a perda de talentos pois mesmo com toda a crise de emprego que vivemos as pessoas não desejam mais ficar sobre a batuta de um mau líder e acabam por desejar sair da área ou até mesmos ir embora da empresa sendo que muitas vezes quem sofre mais uma vez é a empresa que veem seus talentos irem para a concorrência e acabam por amargar mais custos com demissões , processos por assédio moral e treinamento de novos colaboradores.

Como se diz no mundo corporativo a equipe acaba se tornando o reflexo do líder e na maioria das vezes o colaborador acaba não tendo a vontade de se olhar no espelho, perde a sua autoestima e quando isso acontece o alto desempenho vai embora!

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Comments are closed.