Turma de lá e turma de cá

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pedro Paulo Morales

Por Pedro Paulo Morales

Tanto nas empresas grandes quanto pequenas existem disputas pelo poder ou imposição de ideias e modelos de gestão que podem prejudicar o seu negócio.

Em tempos de Metodologias Ágeis e trabalho em equipe ainda acontecem nas empresas a disputa entre setores e departamentos ou até mesmo entre equipes é uma realidade.

            Por mais que se preguem novas filosofias de gestão onde o foco maior são autonomia das pessoas, valorização da comunicação, a busca do equilíbrio e coerência nas ações, a disputa entre setores, departamentos e líderes continuam tendo um protagonismo muito grande dentro das empresas.

            Tanto nas empresas grandes quanto pequenas existem disputas pelo poder ou imposição de ideias e modelos de gestão onde cada equipe quer impor suas ideias e modelos.

            As consequências mais comuns dessa disputa são queda de produtividade, mau atendimento de clientes, retrabalho, falta de comunicação e queda geral de desempenho da empresa sem contar com a formação das equipes da “turma de lá” e da “turma de cá” que com o tempo vão se distanciando acarretando uma quebra de sinergia entre elas, uma verdadeira torre de babel corporativa.

            Essa quebra de sinergia faz com que haja perda de conectividade entre as equipes e como consequência características importante de equipe como criatividade e inovação além do clima organizacional (a emoção da empresa) são afetados.

            Outra consequência dessa queda de braço pode ser o aparecimento da “turma dos excluídos” formadas por  aquelas pessoas que não se encaixam em nenhum dos dois perfis ou não concordam com algumas práticas implementadas e que acabam por dar origem a um outro problema que se materializa pela formação de uma equipe desmotivada e sem animo  para não atender bem o cliente, não ter criatividade, proatividade e  longevidade na empresa. Quando essas três turmas se instalam está na hora de fazer alguma coisa, antes que seja tarde!

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Site Falando de Gestão www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Comments are closed.