Sua Casa Pode Ter Ouvidos

julio-cesar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça os Smart Speakers, a Geração de Caixas de Som Inteligentes Que Promete Revolucionar o Modo Como Realizamos Atividades em Nosso Lar

Por Julio Cesar S.Santos

Imagine a seguinte cena. Uma pessoa acorda, sem sair da cama programa a cafeteira por contato de voz e, ao levantar, a bebida está pronta. Enquanto saboreia, pergunta para si mesmo quais serão seus compromissos. Em seguida fica a par de reuniões, encontros e, ainda na mesa, de café aciona o chuveiro com algumas palavras e pede que as notícias sejam lidas, enquanto toma banho.

Antes de sair de casa diz: “apagar a luz, trancar as portas e programar o forno para as 20 horas”. Tudo isso, sem apertar um botão sequer. O responsável por isso atende pelo nome de smart speaker, um alto-falante inteligente. Equipado com microfones sensíveis, acionado por comando de voz e integrado a assistentes virtuais, o smart speaker surpreende por ser mais esperto do que as caixas de som tradicionais. Além de tocar música, faz tudo o que foi descrito na cena inicial.

Não é à toa que, em pouco tempo, esse produto será um dos eletrônicos mais populares do mundo – mais até do que os celulares. Ainda pouco conhecido no Brasil, o equipamento já é uma febre nos Estados Unidos e, por lá, a previsão é que até o final desse ano 26 milhões de lares tenham uma tecnologia dessa. Três meses atrás, o jornal “The Guardian” decretou que os smartphones tinham sido atropelados e, gigantes da tecnologia como Apple, Google e Amazon vinham jogando pesado para popularizar as caixas de som inteligentes.

Para isso, elas focam um segmento potencialmente lucrativo – o doméstico. “A ideia é que o smart speaker faça a ponte entre todos os aparelhos inteligentes de sua casa”, disse Eduardo Pellanda – professor da PUC. O futuro desse mercado é promissor, pois com o avanço da “internet das coisas”, em 20125 haverá 2,5 bilhões de dispositivos conectados ao mundo virtual. De smart TV a relógios; de geladeiras a automóveis; ou seja, quase tudo estará plugado.

Os smart speaker mais vendidos são os modelos da linha Amazon Echo – pioneira no setor – lançado em 2015 e, um ano depois, foi a vez de o Google criar sua versão da caixa de som inteligente. Em 2017 também entrou no mercado a JBL e, neste ano de 2018, vieram os lançamentos da Apple, da LG e da Lenovo. Até a Microsoft e a Vivo entraram no mercado, desenvolvendo os sistemas Cortana e Aura.

Antes de adquirir o produto é necessário saber antes se há entraves para o consumidor brasileiro e, um deles, é a falta de conectividade. Eletrodomésticos são caríssimos no Brasil e, além disso, há poucas empresas nacionais adeptas da tecnologia.

Enquanto nos Estados Unidos companhias como Wal-Mart já operam por aparelhos de comando de voz, aqui tudo o que ele fará será tocar música e responder a algumas questões, em inglês. “Mas isso é uma questão de tempo”, disse Marcos Vinícius, consultor em segurança da informação. Portanto, se você adora testar lançamentos, vá em frente, mas tenha em mente que, neste primeiro momento, os smart speaker são mais divertidos do que úteis.

http://www.profigestaoblog.blogspot.com

http://www.facebook.com/profigestao

Comments are closed.