Série – A fé nos Negócios: Você sabe quando agir e seguir em frente?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A fé nos Negócios

Por Pedro Paulo Morales

Uma empresa para sobreviver deve sempre buscar a inovação. É muito fácil, no dia a dia de uma empresa, onde a pressão por metas e resultados, fazer com que as pessoas fiquem tão envolvidas nas atividades diárias a ponto de que com o tempo resistam a novas ideias, novos projetos ou até mesmo a adotar novos procedimentos.

Em tempos de globalização, onde as mudanças ocorrem muito rapidamente, se as empresas não empreenderem novos projetos ou novas maneiras de fazer as coisas poderão vir a ter problemas e não sobreviver.

Todas as empresas precisam de inovações para crescer e seguir em frente contornando os problemas diários. Se faz necessário criar um ambiente que favoreça a inovação e criatividade com a finalidade de facilitar a busca de novas oportunidades por parte dos colaboradores da empresa.

As atividades de inovação e criatividade precisam fazer parte do planejamento estratégico da empresa. Para inovar é preciso perder o medo do desconhecido e partir para a ação.

Todo o apoio as atividades de criatividade e inovação devem ter o apoio da alta direção das empresas. Devem ser os gestores os primeiros a darem exemplos de inovação.

O palestrante e consultor Steve Marr lembra que um navio sempre está seguro no porto (zona de conforto) porem o navio foi feito para navegar pelos mares onde as vezes estão presentes tempestades como esta, da pandemia de Coronavírus, que estamos atravessando agora.

Conheço microempreendedores que não se entregaram, vendiam maquiagem e agora vendem álcool em gel, costureiras que fabricavam camisas e agora fazem máscaras, empresas que agora vendem por internet e artistas que continuam seu trabalho através de lives ou de graça retribuindo o carinho que sempre tiveram ou artistas que aceitam cachês , psicólogos e consultores atendem online. Até gigantes como a Ambev, Diageo e Pernod Ricard usam suas linhas de produção para fabricar álcool em gel para doarem aos governos e população. Cada um traça sua estratégia de criatividade e inovação para continuar no mercado.

Por esse motivo Marr orienta aos empresários, mesmo diante de riscos e incertezas a “zarpar” e navegar com uma nova ideia para ver aonde os ventos da mudança o levam, desenvolvendo esse hábito agir, mesmo sob pressão, certamente o empresário colocará a empresa sempre na vanguarda.

Examina uma herdade (propriedade) e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos (Provérbios-31:16).

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Artigo inspirado no livro Provérbios Para o Sucesso nos Negócios de Steve Marr

Pedro Paulo MoralesPedro Paulo Morales é graduado em Gestão com Especialização em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Professor EAD e editor do Blog Falando de Gestão

Comments are closed.